HORIZONTINA: Prefeitura faz última de coleta de entulhos nos bairros

Roteiro deve ser finalizado até dia 30 de agosto, passando pelos 21 bairros existentes no município

Dentro de um programa que une desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Horizontina remodelou parte da legislação ambiental o que inclui a política de resíduos sólidos.

Uma das ações é que, a partir de 1º de Setembro de 2022, a administração municipal deixará de fazer a coleta de resíduos de construção civil, podas e volumosos, popularmente chamados de entulhos.

Dessa forma, a Secretaria de Infraestrutura Logística e Trânsito – SMILT, responsável pelo serviço vai realizar uma

última coleta até o final de mês de agosto em cada bairro do município.

Informamos queos munícipes deverão colocar os entulhos nas ruas, visto que após esta data, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Logística e Trânsito fará o recolhimento gradualmente pelas equipes, sendo que o bairro onde foi realizada a última coleta o município NÃO voltará para recolher os entulhos e a partir de 31 de agosto, começara a ser aplicada a lei referente a coleta dos entulhos.

Obs.: a data prevista para o término das ações de recolhimento será em 30/08/2022, data em que a lei entra em vigor.

ÚLTIMO ROTEIRO

Desde a última segunda-feira (15), os bairros por onde os caminhões da Prefeitura passarão fazendo a coleta de entulhos são os seguintes:

Mais informações sobre a finalização do roteiro e orientações para destinação de entulhos podem ser obtidas pelo telefone (55) 3537- 3135 e APÓS ESSA ÚLTIMA AÇÃO NÃO SERA REALIZADA A COLETA DE ENTULHOS.

OS RESÍDUOS

Conforme Lei Municipal n° 4.094 de 18 de junho de 2022, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos da Construção Civil, Vegetais e Volumosos no município de Horizontina, no prazo de 60 dias a contar de 29 de Junho de 2022, a Prefeitura não realizará mais a coleta de entulhos.

A referida Lei abrange os resíduos classificados como:

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (ENTULHO): tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica;

RESÍDUOS VEGETAIS: restos de podas e materiais gerados na limpeza de jardins, entre outros da mesma natureza;

RESÍDUOS VOLUMOSOS: móveis e equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos       inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira.

Após a lei entrar em vigor o proprietário ou possuidor do imóvel será sempre o responsável pela remoção, coleta e o transporte de entulho para locais de descarte autorizados.

A prefeitura estará disponibilizando um Ecoponto na Central de Triagem e Transbordo, localizado na Rua da Campina N° 655, para o descarte dos RESÍDUOS VEGETAIS e RESÍDUOS VOLUMOSOS (exceto eletrônicos e eletrodomésticos).

Compartilhe: