2ª Edição do Teatro na Villa chega em Horizontina

O evento é uma iniciativa da Fundação John Deere para todos os alunos do município

O universo mágico do teatro chega mais uma vez à Horizontina e promete inspirar crianças e adolescentes do município. A apresentação das peças estará inserida na programação da Feira do Livro, que será realizada com o tema “Colorindo das estações da Vida com Palavras” a ser realizada de 22 a 26 de agosto no Centro de Eventos Cristo Rei.

A 2ª Edição do Teatro na Villa vai estimular a criatividade, comunicação social e a socialização, a partir de 3 espetáculos teatrais com conteúdos musical, folclórico e motivacional. 

“Os temas abordados nas apresentações estimulam a autonomia intelectual e social dos estudantes e buscam transformar e compreender o contexto em que vivemos. Eles irão aprender com a magia do teatro, que impulsiona a imaginação e conscientização como cidadãos” explica Anderson Horácio, coordenador do projeto. Todos os espetáculos serão apresentados na Escola Cristo Rei para todos os estudantes de Horizontina de forma completamente gratuita.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Cultura e com patrocínio da John Deere. De acordo com Fernanda Schaurich, essa iniciativa mostra o cuidado na responsabilidade social da empresa com a comunidade. “Buscamos entender junto à Secretaria de Educação de Horizontina quais são as necessidades do município e, então, escolher os temas das peças de teatro.

O investimento da Fundação John Deere em viabilizar esses espetáculos é uma maneira de auxiliar na formação dos alunos como cidadãos. O nosso papel no social é entender o que a comunidade está precisando e pensar em ações, como essas peças de teatro, para auxiliar. Sempre buscando melhorias à cidade”, conclui.

Uma das peças é Um Reino sem Dengue, que traz o cuidado de um problema que Horizontina enfrenta neste ano. Na peça, as crianças e adolescentes irão aprender de forma lúdica como combater o mosquito Aedes Aegyp-ti. A peça é apresentada pelo grupo Último Tipo, que mistura música e teatro.

Outra peça é O Incrível Sumiço das Letras, onde o desenvolvimento como cidadão é abordado. “Essa peça reforça a importância dos alunos continuarem os estudos até a formação. Uma maneira de ressaltar a educação”, explica Fernanda sobre a escolha do tema. A história é interpretada pelo grupo UEBA, de Caxias do Sul.

Por último, As Peripécias de Juju e Chimia aborda temas como segurança, saúde e atividade física, boa alimentação e situações delicadas como o alcoolismo. Esse espetáculo faz parte do grupo teatral Turma do Dionísio, de Santo Ângelo, e o foco é a conscientização dos jovens. As peças de teatro estarão na cidade em uma semana voltada à leitura e o projeto vai compor e pretende enriquecer a programação da Feira do Livro.

Compartilhe: