Unitec participa do Dia da Intercooperação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Evento ocorreu no sábado, em frente à prefeitura de Três de Maio, e reuniu dez cooperativas com atuação local

A manhã de sábado, 30 de julho, ensolarada e fria, típica do inverno, foi o palco perfeito para a realização do Dia da Intercooperação em Três de Maio. O evento reuniu dez cooperativas com atuação local: Auriverde, Certhil, Cooperdomhermeto, Coopermil, Cotrisal, Cresol Essência, Sicoob Credial, Sicredi Noroeste RS, Unimed Alto Uruguai e Unitec.

Diversas atrações ocorreram em frente à prefeitura de Três de Maio para celebrar a data, como brinquedos infláveis, pintura de rosto, mateada, apresentações artísticas e distribuição de mudas de árvores, além de uma ação para captação de doadores voluntários de sangue em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa.

Também foi realizada a entrega de três toneladas de alimentos aos Lares do Idoso e ao Hospital São Vicente de Paulo. Esta ação foi desenvolvida durante o mês de julho, quando foi disponibilizado, em cada uma das cooperativas, uma caixa para arrecadação de alimentos.

A Unitec esteve representada no evento pelo presidente Marcelino Colla, pela diretora primeira secretária Izabel Cristina Dalemolle e pelas secretárias Arlete Perinazzo Kuhn e Marlene Beatriz Sartor.

Para Colla, o evento foi uma experiência inédita de reunir todas as cooperativas do município e exercitar um dos grandes princípios do cooperativismo, que é a intercooperação. “Associado a isso, outro princípio é o interesse pela comunidade, de ajudar as pessoas que mais necessitam. Isso faz bem e aproxima as pessoas. Este é o legado que ação deixou. Como prospecção, acho que possam surgir novas experiências, não somente no campo solidário, mas de as próprias cooperativas fortalecerem os elos e intensificarem ações entre si.”

Izabel destaca dois aspectos marcantes do Dia da Intercooperação: Três de Maio conta um número expressivo de cooperativas, de vários ramos. “E todas trabalharam juntas, com um objetivo em comum, que era a arrecadação de alimentos para as entidades. Foi gratificante ver as pessoas unidas e perceber como a comunidade colabora com doações.”

A secretária Arlete enfatiza que a união das cooperativas é um movimento muito interessante que está se criando em nível local, pois elas entendem que fazem parte de um movimento maior: a cooperação para que todos possam crescer. “Foi o primeiro passo para essa conscientização. E para a Unitec foi muito importante participar, pois a comunidade também pôde conhecer mais sobre a cooperativa e os serviços oferecidos.”

Marlene complementa afirmando que foi muito bom participar do evento. “Estas ações mostram o quanto nosso povo é solidário e participativo. Cada um doando um pouco, no final o resultado é muito. Isso nos mostra que realmente a união faz a força, pois a arrecadação de alimentos foi muito boa e sabemos como é importante para as entidades contempladas”, finaliza.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print