Lideranças do Brasil e Argentina discutem sobre a construção de ponte binacional em Porto Soberbo

TRÊS PASSOS/ PONTE

A Administração Municipal de Três Passos, através do prefeito Arlei Tomazoni, e o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso (ambos em férias), participou da reunião bilateral de prefeitos para viabilizar a construção da ponte, unindo o distrito brasileiro de Porto Soberbo, no município de Tiradentes do Sul (RS), com o município de El Soberbio (ARG), província de Misiones.

Ao todo, estiveram reunidos os representantes de 17 Municípios da Região Celeiro, a deputada estadual, Zilá Breitenbach, e lideranças argentinas capitaneadas pelo prefeito de El Soberbio, Roque Soboczinski.

O prefeito Arlei reiterou que este sonho de mais de 30 anos precisa sair do papel, assim como outros projetos, ERS-305, e também a ponte entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC). “Estamos aqui estreitando laços que pretendem ser eternos entre as duas nações, concretizado pela ponte”, concluiu.

Durante o encontro, uma comissão foi formada para tomar a frente do processo, com três prefeitos de cada nação. Do Brasil, o prefeito Arlei Tomazoni (Três Passos), Alceu Diel (Tiradentes do Sul) e Marco Aurélio Nedel (Crissiumal), com suplentes. Da Argentina, Miguel dos Santos (San Pedro), Sergio Rodriguez (San Vicente) e Roque Soboczinski (El Soberbio), mais suplentes, estão comprometidos com a causa.

Agora, ambas as nações precisam atualizar o projeto técnico da ponte, e o estudo do impacto ambiental. Ao final da reunião, uma carta de intenções entre a Província de Missiones e prefeitos da Região Celeiro foi assinada, que chegará à Buenos Aires e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

Compartilhe: