Olívio Dutra é anunciado ao Senado na chapa de Edegar Pretto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Ex-governador inova ao propor um mandato compartilhado com os suplentes. A disputa ao pleito representa a federação PT, PCdoB e PV

O ex-governador Olívio Dutra vai disputar vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O anúncio oficial aconteceu nesta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa na sede do PT RS, em Porto Alegre. Uma conversa, neste final de semana, entre Olívio, o pré-candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto, e o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Paulo Pimenta, definiu a entrada na chapa majoritária.

O nome de Olívio já vinha sendo cogitado, e a proposta ganhou corpo nos últimos dias. A partir de agora será discutida a composição dos outros representantes que ocuparão as vagas de suplentes. A oficialização dos nomes que vão compor a chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) será na convenção partidária marcada para o próximo domingo, dia 31 de julho, em Porto Alegre.

Olívio falou sobre o objetivo da proposta inovadora de formar um mandato coletivo ao Senado, com participação ativa dos três integrantes (senador, 1º e 2º suplentes). Neste caso, o titular usa a prerrogativa de parlamentar eleito, mas as decisões e resoluções serão tomadas com os demais membros, que também vão assumir a titularidade por meio de um rodízio.

‘       Edegar Pretto agradeceu a generosidade do ex-governador em aceitar o desafio de concorrer ao Senado. Lembrou da trajetória e legado de Olívio, como prefeito de Porto Alegre e à frente do Executivo estadual, com ações como a implantação do Orçamento Participativo, o Programa Família Cidadã, o Programa Primeiro Emprego e a criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Edegar ainda destacou a importância e influência de Olívio na sua vida pessoal e pública, desde a época que seu falecido pai, Adão Pretto, era deputado. Disse que o nome do ex-governador reforça a união da chapa, das alianças e de um palanque potente para Lula no RS

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print