PL oficializa Onyx Lorenzoni como candidato a governador do RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

O Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Sul confirmou na sexta-feira (22) a candidatura do deputado federal Onyx Lorenzoni ao governo do Estado. A decisão foi oficializada na convenção da sigla, celebrada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

O nome do concorrente a vice na chapa não foi anunciado. O prazo para a indicação vai até o dia 5 de agosto. Nesta sexta, antes da convenção, Onyx se reuniu com líderes do MDB e ofereceu a vaga. Até o momento, o partido tem Gabriel Souza como pré-candidato a governador, e também avalia uma aliança com Eduardo Leite (PSDB).

No evento festivo, Onyx dividiu palco com os candidatos a deputado estadual e federal da legenda. Em discurso de aproximadamente 20 minutos, disse que o Estado precisa homogeneizar seu desenvolvimento e prometeu “transformar a vida das famílias rio-grandenses”:

— O governador tem de sair de dentro do Palácio, ir a cada município, olhar no olho das pessoas, descobrir qual a ameaça, a oportunidade, a dificuldade, para poder ser eficiente no que faz. O Rio Grande precisa de um governador que tenha a humildade de ouvir as pessoas.

Durante o pronunciamento, o candidato a governador despejou elogios ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas para a presidência é uma “mentira absoluta”. Também distribuiu críticas ao ex-governador Eduardo Leite, a quem se referia como “rapaz”, sobretudo pela gestão da pandemia.

Além do PL, a coligação de Onyx conta com o Republicanos, Pros e Patriota. O candidato ao Senado será o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos). Em viagem aos Estados Unidos, Mourão enviou um vídeo, que foi mostrado na convenção.

Aos 67 anos, Onyx é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual e cumpre o quinto mandato na Câmara Federal. Correligionário do presidente Jair Bolsonaro, ele ocupou quatro ministérios do atual governo: Casa Civil, Cidadania, Secretaria-Geral da Presidência e Trabalho e Previdência.

Além do lançamento da candidatura ao Piratini, o PL formalizou a indicação das nominatas de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

‘Antes do discurso de Onyx Lorenzoni na convenção, foi exibido no telão um vídeo do presidente Jair Bolsonaro. Com o Palácio do Planalto ao fundo, Bolsonaro se referiu a Onyx como um “velho amigo de parlamento” e lembrou que ele foi um dos primeiros a se engajar em sua campanha presidencial.

Dois filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, também enviaram vídeos de apoio ao candidato do PL.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print