Programa Novos Horizontes realizou mais um encontro na última segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Através de iniciativa do Governo Municipal pelo Departamento de Políticas para a Mulher e da EMATER, o Programa Novos Horizontes segue firme em seu trabalho de oferecer a 50 mulheres rurais, através de oficinas ao longo do ano, conceitos de liderança, conhecimento, administração, empreendedorismo, inovação, produtividade, gestão, empoderamento, lazer e participação comunitária.

        Os encontros são mensais e envolvem a presença de facilitadores, painelistas, viagens de estudo e participação ativa em ações da comunidade.

A apresentação desta edição, realizada na última segunda-feira, dia 11, mais uma vez trouxe ao município Jorge João Lunardi, médico veterinário e estudioso de chás e ervas medicinais da EMATER, plantas que estão presentes praticamente em todas as propriedades.

Aquelas usadas com fé e devoção, que obedeciam ao preparo antes de usadas pela vovó, que seguia o que lhe ensinou a bisavó, que através da horta e do que tinham, plantado ou encontravam na natureza, utilizavam para cura de muitos problemas de saúde.

E nunca foi só fé. As plantas tem poderes, estudados e aprovados inclusive pela ciência. Basta sabermos como usar, quais seus benefícios e suas contraindicações, e a melhor forma de usar, se em chá, pó, como comida ou banhos.

Jorge Lunardi encanta pelos seus conhecimentos e pela sua facilidade em repassar o que sabe, sendo bem compreendido. A pedido das participantes, ele que fez a palestra de abertura do projeto, já esteve agora, pela segunda vez atuando como palestrante. 

O local do evento, que iniciou pela parte da manhã, teve almoço partilhado, meditação através de Yoga com Ecleia Urban e muita informação, desta vez ocorreu no interior, na Comunidade de Secção Dezenove, comunidade sempre muito ativa e participativa, com clube de mães, no esporte e na espiritualidade. 

O prefeito Jones Cunha, a vice-prefeita Zuleica Wehner, a Sicredi Noroeste, através de sua gerente Elenice Rossi, estiveram juntos com a Emater e o Departamento da Mulher, das coordenadoras do projeto Ivete Grasiela Rossi Hupfer e Rosane dos Santos, valorizando essa ação que já mostra resultados claros, novas amizades, conhecimentos, troca de receitas, sementes, mudas e uma saudável interação de suas participantes.

A ACIAP, a SLC Máquinas, Fundação John Deere sindicato, órgãos do governo municipal apoiam a iniciativa, nesse formato, inédita no município. Outros 5 encontros ainda ocorrem até o mês de dezembro, quando encerra a primeira fase do Programa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print