Hospital Vida & Saúde realiza terceira captação de órgãos do ano 

SANTA ROSA/HOSPITAL

No início deste mês, o Hospital Vida & Saúde realizou a terceira captação de órgãos do ano. Desta vez, o doador foi um paciente de 14 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). Na oportunidade, foi possível doar rins, fígado e córneas.

A mãe do doador conta que o tema da doação de órgãos sempre foi abordado abertamente na família e que o interesse pela doação foi manifestado em vida pelo filho. Com a constatação da morte encefálica, a mãe não teve dúvidas: “É muito importante conversar com as crianças e os jovens sobre o assunto, saber da vontade da pessoa. Isso foi muito importante no momento da decisão!”, explica.

Com o aceite da mãe, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) organizou a documentação e os exames necessários que tornaram apta a doação. A equipe da Central de Transplantes do Estado realizou a captação nas primeiras horas do sábado (2). A captação dos rins e do fígado foi realizada pelo médico Tomás Guilhermo acompanhado da equipe de profissionais de Porto Alegre. Já as córneas foram captadas pelo médico oftalmologista do Vida & Saúde, Dr. André Simoni de Jesus.

Além da mensagem de solidariedade e empatia, a mãe do doador destaca a importância da conscientização sobre o assunto para que mais vidas possam ser salvas. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, de janeiro a maio, 49% das doações que não foram efetivadas no Rio Grande do Sul foram em razão de negativas familiares. No Hospital Vida & Saúde, profissionais da CIHDOTT trabalham a importância de falar sobre o tema, promovendo a conscientização da comunidade e o acompanhamento dos familiares dos doadores durante todo o processo.

Compartilhe: