A Câmara Municipal de Vereadores de Horizontina realizou, na noite de terça-feira, 23 de junho, uma Sessão Solene em homenagem aos 22 anos do Museu Municipal Zaira Elisabeth da Silva Logemann e à história de 61 anos da Biblioteca Pública Municipal Edmar Albino Sulzbach, dois dos mais importantes espaços dedicados à preservação da cultura, da educação e da memória do município.
A solenidade ocorreu no Plenário e Auditório Bruno Bohnen e foi proposta pelo vereador Cleiton Elias Niesciur (Cidadania), reunindo autoridades municipais, representantes da cultura, familiares de pessoas que contribuíram para a construção da história das instituições e membros da comunidade.
Compuseram a mesa de honra a presidente do Legislativo, vereadora Rosane Maria dos Santos; a diretora do Museu Municipal, Nair Soares Ferreira; a bibliotecária Rosa Blum; a diretora municipal de Cultura, Miranda da Silva Marmitt; o secretário municipal de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer, Diogo Luis Weiss; e o secretário municipal de Administração, professor, doutor e escritor Cassiano Telles, representando o Poder Executivo.
Durante os pronunciamentos, os participantes destacaram a importância da preservação da memória coletiva, do incentivo à leitura e do trabalho realizado ao longo das décadas por gestores públicos, servidores, entidades e voluntários que contribuíram para a consolidação do museu e da biblioteca.
Um dos momentos marcantes da solenidade foi o resgate da origem da Biblioteca Pública Municipal. A professora Maria Inês Knorst Bohnen recordou ao ser entrevistada pela imprensa presente a atuação de seu pai, Artur Knorst, então secretário municipal de Educação durante a administração do prefeito Alfonso Alfredo Luckemeyer. Em 1965, ele iniciou a formação do acervo solicitando que cada professor das dezenas de escolas rurais existentes no município doasse um livro, gesto que deu origem ao patrimônio bibliográfico da comunidade.
Criada oficialmente em 25 de maio de 1965, por meio da Lei Ordinária nº 287, a Biblioteca Pública Municipal teve inicialmente suas atividades junto à Prefeitura. Ao longo dos anos ocupou diferentes espaços até instalar-se, em agosto de 2003, no antigo Moinho Horizontina, atual Centro Cultural Jorge Logemann, durante a administração do prefeito Irineu Colato e da secretária municipal de Educação Eloisa Fredo Dirks.
Integrante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul, a Biblioteca Edmar Albino Sulzbach possui atualmente um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares e desenvolve diversas ações de incentivo à leitura, encontros literários, atividades educativas e culturais para públicos de todas as idades, consolidando-se como um importante centro de formação cidadã.
No mesmo complexo cultural está instalado o Museu Municipal Zaira Elisabeth da Silva Logemann, que neste ano celebra 22 anos de atuação. Sua formação ocorreu a partir da doação de ferramentas, máquinas, utensílios, documentos e objetos históricos que passaram a contar, por meio de exposições permanentes, a trajetória do desenvolvimento econômico, social e cultural de Horizontina.
O museu preserva o patrimônio material e imaterial do município, valorizando a história das famílias pioneiras, das atividades agrícolas, industriais e comunitárias que marcaram a construção da identidade local. Entre seus projetos de destaque está “Caminhos da Memória – Revelando Histórias de Horizontina”, desenvolvido em parceria com o Memorial da Evolução Agrícola, levando painéis históricos a diferentes pontos da cidade e aproximando ainda mais a comunidade de seu patrimônio cultural.
Durante a Sessão Solene, foi ressaltado que tanto a biblioteca quanto o museu representam muito mais do que espaços de guarda de livros e objetos históricos. São ambientes de conhecimento, pesquisa, educação e valorização das raízes do município, recebendo visitantes da região, de diversas partes do Brasil e também do exterior.
Instalados no histórico prédio do antigo Moinho Horizontina, construído na década de 1950, ambos os equipamentos culturais reafirmam o compromisso de Horizontina com a preservação de sua memória, o fortalecimento da identidade comunitária e a valorização das gerações que ajudaram a construir a história do município.
A homenagem promovida pelo Poder Legislativo reconheceu justamente esse legado, celebrando instituições que continuam desempenhando papel fundamental na formação cultural e educacional da comunidade horizontinense, destaca a Presidente do Poder Legislativo Rosane Maria dos Santos.



















