Ex-Prefeito de Horizontina Nico Horst passa por cirurgia de transplante de pulmão

PORTO ALEGRE

       Após residir por mais de seis meses em Porto Alegre, onde aguardava por órgão compatível, o ex-prefeito de Horizontina Eduardo Jorge Horst, o Nico, como é conhecido, passa por intervenção cirúrgica nesta quarta-feira, dia 22 de junho, onde receberá o novo órgão.

       Horst, nos últimos meses, carregava consigo uma maquina que lhe auxiliava na respiração. Mesmo com a saúde debilitada, não aceitou parar de trabalhar, e assumiu voluntariamente na capital do Estado, a defesa de pleitos de Horizontina e da região, articulando juntamente com o gabinete do Deputado Aloisio Classmann, a busca de vários projetos.

       Após trabalhar normalmente na terça, nesta manhã de quarta-feira, dia 22, o telefone de Horst, finalmente tocou, para que estivesse rapidamente no Hospital Dom Vicente Scherer, especializado em Transplantes no RS, para o preparo da cirurgia.

       Havia mais de um ano Horst passa por tratamento longo, em preparação ao transplante. Necessitou perder peso e controlava diariamente todos os seus exames. Jamais perdeu a alegria e o entusiasmo, e mesmo enfrentando os problemas de saúde, liderou a campanha vitoriosa de Cunha&Zuleica, nas eleições de 2020, com seu partido o PTB elegendo duas cadeiras no Legislativo, e historicamente, fazendo a primeira mulher horizontinense ocupar cargo majoritário na gestão administrativa municipal.

       Nesta manhã, com muita esperança, Horst dedicou boa parte do período em que estava em espera no hospital, para agradecer aos amigos e companheiros de sua causa política e da administração municipal, da qual é parte, agradecendo por todas as parcerias construídas, recomendando que se mantenham unidos em prol da construção de uma Horizontina cada vez mais próspera, justa, desenvolvida e preparada para o futuro.

       Pediu ainda, que as pessoas sejam doadoras de seus órgãos, e como ele, integrem no Estado, a Campanha Permanente Doe Órgãos, Salve Vidas. Por fim, disse que se mantinha em orações e pedia a todos que assim o fizessem , para que em breve possa agradecer a todos de forma pessoal.

       O deputado Aloísio Classmann, escreveu nesta tarde em uma rede social: “Recebi, na terça, o líder Nico Horst, para tratarmos pleitos do município. Hoje, o amigo está se submetendo a um procedimento cirúrgico para um transplante, no Hospital Dom Vicente Scherer, que é referência internacional em transplantes de órgãos e tecidos. Deixo aqui minha torcida pela sua plena recuperação”, publicando uma foto com o líder horizontinense.

       Conforme familiares, a cirurgia deve ser longa nesta tarde/noite. Um boletim médico deve ser divulgado na quinta-feira, pela equipe médica especializada.  Ò órgão a ser transplantado, vem de um paciente, vítima de acidente, segundo informações.

Doação de órgãos
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final, por isso é importante realizar essa conversa com os familiares mais próximos, para que a decisão seja respeitada.

A Santa Casa de Misericórdia Porto Alegre seja referência na realização de transplantes no país e responsável por mais da metade dos procedimentos no Rio Grande do Sul. O Hospital Dom Vicente Schrerer é a unidade especializada em transplantes, sendo o primeiro centro de transplantes da América Latina. Acesse o site #1salva8 e saiba mais sobre a doação de órgãos.

Compartilhe: