A Câmara de Vereadores de Horizontina realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, marco histórico celebrado em todo o país pelo legado cultural, social e econômico deixado pelos imigrantes.
A proposição foi do vereador Lucas Edio Stoll, da bancada do Progressistas, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O ato solene contou com a presença dos vereadores Cleiton Niesciur, Márcio Fischer, Ivete Callegaro da Silva, Zuleica Wehner, Rafael Godoy, Eduardo Maron e Valmor Reckziegel, além dos representantes da Associação Italiana, Walter Todeschini e Jaime Rosso, que integraram a mesa oficial.
A vereadora Rosane dos Santos justificou sua ausência por compromisso familiar previamente assumido, mas manifestou apoio e parabenizou o colega proponente pela relevante homenagem. Rosane será a presidente do Poder Legislativo a partir de 1º de janeiro, razão pela qual antecipou a viagem familiar.
A sessão destacou a importância da imigração italiana iniciada em 1874, responsável por influenciar profundamente a formação cultural, econômica e social do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.
O vice-prefeito Gladimir Ames representou o Poder Executivo, acompanhado dos secretários de governo Diogo Weiss, Valmir Lucas e Cassiano Telles. Presenças ainda nas lideranças das etnias polonesa através do Grupo Swovik e da ASCAH – Associação Cultural Alemã.
Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Sicredi Confiança e Sindicato dos Trabalhadores Rurais prestigiaram a Sessão Solene, que encerrou oferecendo um coquetel aos presentes.





















