MEA Itinerante amplia atuação e leva cultura, inovação e turismo a 18 municípios gaúchos

Memorial da Evolução Agrícola, iniciativa do Instituto John Deere com o Ministério da Cultura, fortalece o turismo regional e celebra dois anos de atividades

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, iniciativa do Instituto John Deere em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, completa em breve dois anos de atividades e se consolida como um espaço de valorização da história, da tecnologia e da cultura agrícola. Desde sua inauguração, o Memorial tem promovido uma forte conexão com a comunidade regional por meio de programas voltados à educação, bem-estar e integração intergeracional, envolvendo escolas, grupos de 60+ e projetos culturais e ambientais.

Uma das principais ações do Memorial é o programa MEA Itinerante, programa que leva a experiência do MEA para além da sua sede em Horizontina (RS). Depois de percorrer seis municípios do Noroeste gaúcho em 2024, o projeto amplia seu alcance em 2025, chegando a 18 cidades da região com 21 exposições e uma programação cultural diversificada e totalmente gratuita.

A Edição 2025-2026 levará uma exposição que transforma a narrativa da mostra de longa duração em uma experiência lúdica e interativa. Por meio de objetos e imagens, o público é convidado a explorar e acompanhar as transformações da agricultura brasileira. Além do conteúdo histórico, a exposição tem miniaturas de arados, um bolicho com baleiro repleto de grãos, um mapa do Brasil com seus biomas e a fauna em ímãs, além de arte Guarani Mbya da comunidade Tekoa Pyau de Buriti (Santo Ângelo/RS). Há também um mapa do Noroeste gaúcho com os municípios participantes e seus atrativos turísticos, a icônica colheitadeira 65-A e um móbile que apresenta os principais maquinários do acervo do MEA.

Complementando a experiência, o MEA Itinerante leva a cada município o Teatro do MEA que conta a história dos personagens Joca e L.U.M.I, criado pelo Grupo de Teatro Contra Regras (Santa Maria/RS). A peça conta as aventuras do inventor Joca e de sua máquina do tempo, L.U.M.I., capaz de plantar, colher e até tocar violão. Juntos, eles viajam pelas memórias da agricultura, revisitando épocas e descobertas em uma jornada educativa e divertida, com música ao vivo, humor e participação do público.

A itinerância inicia por Três Passos, no dia 24 de outubro de 2025, e segue por Panambi, Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Giruá, Tuparendi, Porto Mauá, Novo Machado, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Crissiumal, Humaitá, Inhacorá, Independência, Doutor Maurício Cardoso e Derrubadas, onde o ciclo se encerra em 24 de abril de 2026.

Encerrando o calendário de 2025, o MEA Itinerante também marcará presença no evento “Portas Abertas John Deere Brasil”, realizado no dia 6 de dezembro, na fábrica de Montenegro (RS). A ação, voltada a colaboradores e familiares, deve reunir cerca de 6 mil pessoas e contará com quatro módulos da exposição itinerante, apresentando ao público parte da experiência sensorial e educativa do Memorial.

Fortalecer o turismo

Os municípios parceiros foram selecionados a partir de um estudo de potencial turístico e de integração regional, considerando a proximidade geográfica e a possibilidade de criação de uma rota cultural em um raio de 250km, a partir de Horizontina. Essa dinâmica, chamada de “turismo de final de semana”, estimula o público a conhecer as atrações locais, promovendo o turismo de base comunitária, a valorização do patrimônio regional e o fortalecimento das identidades do Noroeste gaúcho.

“O MEA Itinerante propõe ampliar o diálogo do Memorial com os municípios do nosso Noroeste gaúcho. Mas principalmente, estimular o turismo local, onde boas experiências gastronômicas, culturais e de paisagem natural, podem ser vividas sem muito investimento e grandes translados” afirma Karina Muniz Viana, diretora do MEA.

O programa conta também com o apoio dos parceiros Sicredi Confiança e o Costana Hotel & Resort, novo empreendimento que reforça o potencial do turismo nacional e internacional no Noroeste gaúcho, região que faz fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai.

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, com apenas dois anos de funcionamento, já impactou o turismo regional e a cooperação entre os municípios, gerando movimento econômico, cultural e social. “O Instituto John Deere, ao longo de 20 anos de atuação, se consolidou como agente de transformação social e cultural em todo território brasileiro. O programa MEA Itinerante fortalece esse compromisso do Instituto em promover o desenvolvimento humano através da cultura, da educação e do turismo. Horizontina tem grande potencial geográfico de fronteira e o Memorial traz a valorização das identidades locais nas conexões Argentina, Paraguai e Uruguai”, destaca Edilson Proença, presidente do Instituto John Deere.

O MEA Itinerante pretende inspirar novas iniciativas locais e colocar o Noroeste do Rio Grande do Sul como destino turístico e cultural, tanto em nível nacional quanto internacional.

Programação: outubro de 2025 a abril de 2026

-Três Passos: 24 a 26/10/2025

-Panambi: 28/10 a 12/11/2025

-Ijuí: 28/10 a 12/11/2025

-Santo Ângelo: 13/11/2025 a 26/01/2026

-São Miguel das Missões: 13/11/2025 a 26/01/2026

-Giruá: 28/01/2026

-Tuparendi: 28/01/2026

-Porto Mauá: 04/02/2026

-Novo Machado: 04/02/2026

-Ametista do Sul: 12/02/2026

-Frederico Westphalen: 12/02/2026

-Palmeira das Missões: 17/03/2026

-Crissiumal: 26/03/2026

-Humaitá: 26/03/2026

-Inhacorá: 14/04/2026

-Independência: 14/04/2026

-Doutor Maurício Cardoso: 23/04/2026

-Derrubadas: 23/04/2026

Compartilhe: