Reunião entre Corede e AMUFRON traça estratégias sobre a Consulta Popular 2025 que ocorre de 06 a 10/10

Na última quarta-feira, 24 de setembro, a diretoria do COREDE/Fronteira Noroeste (FN) se reuniu para a Assembleia Regional e Ampliada da Consulta Popular 2025/2026. O encontro foi marcado por importantes decisões e discussões sobre o futuro do desenvolvimento regional.

O evento contou com a presença do prefeito de Boa Vista do Buricá e presidente da Amufron, João Sehnem, e da presidente do COREDE/FN, Vanice de Mattos. Ambos reforçaram a importância da parceria entre as instituições para o desenvolvimento de projetos regionais estratégicos. Essa colaboração visa otimizar esforços e garantir que as iniciativas atendam às reais necessidades da população.

Durante a assembleia, foram detalhados diversos projetos em andamento, incluindo:

ESTRADA COSTEIRA que conta com estudos de tráfego, topografia, solos, geotecnia finalizados, Projeto de engenharia de Porto Lucena finalizado e em elaboração o de Porto Vera Cruz e sucessivamente os demais municípios terão os projetos de engenharia elaborados. Em parceria com a Amufron está sendo elaborado o Projeto de Marketing para apresentação a Bancada Gaúcha com o objetivo de buscar os recursos para sua execução. Projeto fomentar as dimensões de inovação e empreendedorismo junto a empresas, academia, organizações do terceiro setor e setor público da região Fronteira Noroeste, Está em fase de licitação/dispensa. Iniciará em novembro e visa mapear o empreendedorismo, os ecossistemas de inovação dos nossos 20 municípios e após serão propostos projetos estruturantes. Viabilizar a oferta de um centro de passagem regional para atendimento de mulheres vítimas de violência na Região do Corede Fronteira Noroeste (Corede/FN). CP 23/24 – Execução COFRON, será contruído em Três de Maio, já possuem uma casa, que será ampliada para atender a região, e deverá haver rateio das despesas fixas entre os municípios. Projeto elaborado e enviado ao Estado.

Foi eleito com delegado da Consulta Popular João Rudinei Sehnem.

Para a composição da cédula de votação, previu-se projeto regional, mas com recursos destinados aos municípios. Cada cidadão poderá votar em 1 dos projetos

– Proposta 784 – SDR – Fortalecer e fomentar as cadeias produtivas (agropecuária e turismo rural), com qualificação do capital humano, com aquisição de equipamentos, insumos e melhoria da energia elétrica no meio rural.

– Proposta 503 – Turismo 1774/0321 Folder regional com os principais pontos turísticos por município

O valor de 1.885.714,29 será dividido pelos 20 municípios. Caso tenhamos municípios que não atenda a Cláusula do Regimento Interno da Consulta Popular que prevê que municípios que não atinjam no mínimo 2% de votos, esses recursos irão para o município que tiver a maior votação, sucessivamente ao número igual aos municípios que não atingirem o percentual.

A Presidente Vanice destaca que a votação acontecerá de 06/10 a 10/10, totalmente por meio digital (online, offline e WhatsApp), por meio do Portal da Consulta Popular. É de suma importância a participação de toda a população a fim de garantir os recursos que possam fomentar o desenvolvimento da nossa região.

Compartilhe: