Os agricultores interessados podem se inscrever de 17 de setembro até 17 de outubro
A EMATER/RS-Ascar de Três de Maio e Horizontina, informam que já estão abertas as inscrições para o programa Operação Terra Forte. Os agricultores interessados podem se inscrever de 17 de setembro até 17 de outubro, diretamente nos escritórios municipais da EMATER/RS. Em Três de Maio está localizado na Rua Padre Cacique 335, Centro, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. No mesmo horário de atendimento, o Escritório Municipal da Emater de Horizontina está aceitando as inscrições, junto a Rua Tiradentes, ao lado da Graficasa.
Como fazer a inscrição
Para participar, o agricultor ou agricultora deve:
Comparecer ao escritório municipal da EMATER/RS-Ascar;
Estar munido de documento de identificação oficial;
Ter CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativo, ou DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou DPF (Declaração de Pecuarista Familiar).
Informar um telefone celular ou fixo e um e-mail, pode ser o do produtor ou de familiar.
Na inscrição, será feita uma entrevista semiestruturada; e, se necessário, a EMATER poderá ajudar na atualização do CAF. Indicar qual atividade produtiva será priorizada no seu Plano Individual de Ações Integradas (PIAI), caso venha a ser selecionado.
O que é o Operação Terra Forte
É um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover a recuperação produtiva e ambiental, e reforçar a resiliência climática das Unidades de Produção Familiar (UPFs).
Alguns dados importantes:
Serão atendidas diretamente cerca de 15 mil UPFs, com difusão de tecnologias que poderão alcançar até 150 mil propriedades.
O investimento inicial previsto é de R$ 300 milhões, originários do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs).
O programa conta com quatro eixos principais:
Auxílio financeiro único de até R$ 30 mil para produtor selecionado, via Cartão Cidadão, para ações de recuperação e resiliência.
Assistência Técnica e Extensão Rural (ATer), com diagnóstico, planejamento e execução de planos de recuperação, e difusão tecnológica.
Patrulhas agrícolas mecanizadas, disponibilizadas aos municípios para execução das ações previstas.
Governança institucional, com comitê para coordenar, monitorar e dar transparência às ações