Programa “Meninas Podem” do Rotary Club de Horizontina tem solenidade de formatura da segunda turma

Imagens: Simone L Dahlem – Jornal Folha Cidade/Portal FC.

O Rotary Club de Horizontina tem se destacado por suas iniciativas voltadas ao empoderamento feminino. A segunda edição do Programa “Meninas Podem” é um exemplo notável disso, concentrando-se no desenvolvimento pessoal e na orientação profissional de adolescentes da rede pública.

No sábado, dia 30, com a presença das mais importantes lideranças da comunidade, familiares das formandas e família rotária, ocorreu a solenidade de formatura da segunda turma, tendo por local o auditório do Centro de Cultura e Belas Artes. Entre os presentes destaque a representantes do Governo Municipal, Juliana Horbach, do Poder Legislativo, Vereador Cleiton Niesciur, Poder Judiciário, juíza Cátia Paula Saft, Ministério Público, Promotor de Justiça Gabriel Colvara, Delegado de Polícia Marcelo Gasparetto, Presidente do Rotary Clube 25/26 Cléverton de Lima e a Coordenadora do Programa Ângela Toehbe, que compuseram a mesa oficial, além de outras instituições representadas.

O principal objetivo do programa é fomentar a autoestima e a autonomia de meninas entre 12 e 15 anos. Mais do que apenas oferecer palestras e oficinas, o programa é um verdadeiro mergulho no autoconhecimento e na construção de um futuro mais consciente e seguro para essas jovens.

Sob a coordenação de Angela Toebe, diretora de Empoderamento de Meninas, o programa é realizado em diversos espaços da comunidade, como a sede do Rotary, o Hospital Oswaldo Cruz, o Rancho do Quintiliano, entre outros, contando ao longo do processo de formação com a colaboração de voluntários locais que enriquecem cada encontro.

Temas Abordados

-Autoconhecimento: Reflexão sobre a identidade e a autoimagem.

-Saúde e Bem-estar: Ensinamentos sobre cuidados pessoais e saúde mental.

-Educação Financeira: Introdução ao mundo das finanças pessoais.

-Mercado de Trabalho e Empreendedorismo: Preparação para o futuro profissional.

-Oratória e Direitos da Mulher: Desenvolvimento de habilidades de comunicação e compreensão dos direitos femininos.

Rede de Apoio Multidisciplinar

O programa Meninas Podem, conta com a expertise de psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiras, economistas, especialistas em beleza e profissionais de recursos humanos. Esses voluntários compartilham seus conhecimentos para inspirar e capacitar as participantes.

Financiamento e Expansão

O sucesso do programa é possibilitado pelo Jantar da Tilápia, um evento anual do Rotary que converte a gastronomia local em oportunidades de transformação social. Devido ao sucesso da edição de 2024, o número de vagas foi ampliado para 30 meninas, que participam ativamente de todas as etapas do programa.

Impacto e Futuro

Para Angela Toebe, o programa é sobre mostrar possibilidades, permitindo que as meninas escolham seu caminho com liberdade e segurança. A cada encontro, uma nova semente de autoconfiança e coragem foi sendo plantada, contribuindo para a formação de cidadãs mais conscientes. “Horizontina está dando passos significativos rumo ao empoderamento feminino, mostrando que a transformação começa cedo e pode ser tão simples quanto uma palavra: poder”, destaca a Coordenadora.

Cleiton Niesciur representou o Poder Legislativo na mesa oficial
Voluntários e voluntárias que trabalharam os temas do Programa Meninas Podem

Compartilhe: