Além de palestras haverá espaço para pronunciamento dos candidatos a governador
Uma das mais emergentes lideranças políticas femininas da região, a vice-prefeita de Santo Cristo Laureci Finger Riewe, acompanhada do Secretário de Agricultura do município Elton Backes, esteve em Horizontina na última quarta-feira, onde foi recebida em audiência pelo prefeito Jones Cunha.
As lideranças santo-cristenses vieram fazer convite oficial ao município e especialmente aos criadores de suínos, para participar do 46º Dia Estadual do Porco, promovido pela ACSURS e Prefeitura Municipal a ser realizado dia 12 de agosto de 2022, na localidade de Linha Salto – Santo Cristo.
O contato entre as lideranças sempre oportuniza a troca de informações, ideias e experiências sobre o andamento administrativo de municípios, muito parecidos em sua economia, como são Santo Cristo e Horizontina.

Cunha agradeceu ao convite e garantiu a representatividade do município junto ao evento, o que será organizado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e produtora de suínos Neiva Ebrin, com a Associação de Suinocultores de Horizontina e suas lideranças.
Conforme a vice-prefeita Laureci e o secretário Elton, a programação envolverá palestras sobre o mercado para a carne suína, com o Presidente da ABCS – Associação Brasileira da Carne Suína Marcelo Lopes, com o Presidente da ACSURS – Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul Valdecir Luís Folador e ainda com o Consultor de Mercado Fernando Henrique Iglesias e convidados.
Um destaque especial que deve valorizar o evento será um espaço dedicado a fala dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, que serão convidados para estarem presentes, haja vista o caráter Estadual do Evento.
O encontro vai encerrar com almoço aos presentes à base de carne suína.
O Dia Estadual do Porco é um evento itinerante, promovido anualmente entre a ACSURS e a Prefeitura do Município Anfitrião. A escolha de Santo Cristo não é por acaso. O município foi reconhecido em 2019 como campeão gaúcho de produtividade em Leite e Suínos.
Atualmente o município possui, segundo números da Inspetoria Veterinária 170 mil cabeças em seu rebanho de suínos, com 23 UPLs – Unidades Produtoras de Leitões, 5 propriedades de creches e 62 granjas de terminação.