A Liga da Defesa Nacional trouxe a Centelha do Fogo Simbólico para Horizontina, em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil. A recepção ocorreu no Quartel do Corpo de Bombeiros, com a presença de diretores de escolas, membros do Poder Executivo, vereadoras e vereadores, líderes da sociedade civil, escoteiros, autoridades militares e outras lideranças. A coordenação das atividades da Semana da Pátria cabe a Secretaria Municipal de Educação.
Gilmar Chagas, representando a Liga da Defesa Nacional, foi o encarregado de entregar o fogo simbólico aos municípios. Este ano, a Corrida do Fogo conta com a participação de mais de 300 cidades, promovendo o espírito cívico e a união nacional.
Na entrada da cidade, atletas de todas as idades da ACEHOR – Associação Cultural e Esportiva Horizontina, receberam a chama e a carregaram acompanhados de uma grande carreata, até a sede do Corpo de Bombeiros. Ali, na presença de autoridades e lideranças a centelha foi repassada ao vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito Galdimir Ames e ao Comandante do CBMRS Sarjento Délton Vicentini.
Poder Legislativo
O Presidente da Câmara de Vereadores Lucas Edio Stoll, liderou a forte presença da maioria das legisladoras e legisladores no ato junto ao Corpo de Bombeiros. Com ele estavam as vereadoras Ivete Callegaro da Silva e Rosane Santos, vereadores Cleiton Niesciur e Eduardo Maron.
Poder Executivo
O Governo Municipal esteve representado na solenidade pelo vice-prefeito, secretários de governo da Educação, Esporte e Cultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, além de diretores de diversas áreas.
Conservação da Chama
O Corpo de Bombeiros de Horizontina ficará responsável por manter a chama acesa até o dia 1º de setembro. Nesse dia, a chama será transferida para a Praça 25 de Julho, marcando o início das celebrações da Semana da Pátria 2025.
Solenidade
O Grupo de Escoteiros de Horizontina esteve com uma representação na solenidade. Uma de suas integrantes, a jovem cantora e instrumentista Valentina Marmitt Zdruikoski, acompanhada da musicista Grazzielle Klinger interpretou os hinos do Brasil e do RS.
Homenagens da Semana da Pátria 2025
Este ano, as celebrações da Semana da Pátria terão uma série de homenagens especiais:
-Nível Nacional: Dom Pedro II será homenageado, destacando sua importância histórica para o Brasil.
-Estado do Rio Grande do Sul: O Grêmio Náutico União de Porto Alegre receberá honras por sua contribuição ao estado.
-Nível Local: Horizontina celebrará os 70 anos de sua emancipação político-administrativa, reconhecendo o progresso e desenvolvimento do município ao longo das décadas.
Esses eventos e homenagens têm como objetivo reforçar o sentimento de orgulho cívico e preservar a memória histórica do país e das comunidades. As celebrações são uma oportunidade para refletir sobre o passado e projetar um futuro de união e progresso.


