O Instituto Cultural Floresta (ICF) recebeu uma generosa doação de R$ 9 milhões do Fundo Luz Alliance, uma iniciativa da modelo Gisele Bündchen em colaboração com a ONG BrazilFoundation. Este montante será crucial para a reforma e construção de três escolas municipais em Porto Alegre, que foram severamente danificadas pelas enchentes de maio de 2024.
Com este investimento, a cidade de Porto Alegre poderá criar 600 novas vagas de tempo integral para crianças de zero a seis anos na educação infantil. Esta iniciativa faz parte de um plano mais amplo da prefeitura para aumentar o atendimento na rede pública de ensino. O projeto tem uma previsão de conclusão em até 12 meses, trazendo um alívio importante para muitas famílias da região.
As escolas que serão beneficiadas são a Leopolda Barnewitz, localizada no bairro Cidade Baixa, a Rio Grande do Sul, no Centro Histórico, e a Miguel Granato Velasquez, no bairro Sarandi. A direção das obras estará sob a responsabilidade de Monica Vianna, do Instituto Cultural Floresta.
Captação de Recursos Adicionais
Embora a doação do Fundo Luz Alliance seja substancial, o ICF ainda precisa arrecadar cerca de R$ 3,5 milhões adicionais para cobrir os custos de mobiliário e equipamentos escolares. Esse valor será buscado por meio de doadores tanto no Brasil quanto no exterior, garantindo que as escolas estejam completamente equipadas para atender às necessidades das crianças.
Este esforço conjunto reflete um compromisso com a educação e o bem-estar das crianças de Porto Alegre, mostrando o impacto positivo que parcerias entre organizações e indivíduos podem ter na sociedade.
Gisele residiu e estudou em sua infância e adolescência em Horizontina. No município, a modelo financiou o Projeto Água Limpa, de reflorestamento de margens de riachos que deságuam no Rio Pratos, de onde é captada a água que abastece a cidade pela Corsan Aegea.
Imagem/fonte: André Ávila / Agencia RBS