Iniciativa patrocinada pela John Deere chega a Horizontina para transformar vidas de mulheres por meio do bordado em pedrarias
Com foco no empoderamento feminino, na geração de renda e no fortalecimento da inclusão social por meio da arte, o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil – Bordando Sonhos” chega a Horizontina com uma proposta de impacto: promover oficinas gratuitas de bordado em pedrarias voltadas a mulheres a partir de 14 anos, que não possuam vínculo empregatício. Sob orientação da artista Fernanda Nadal, as participantes terão acesso a uma formação completa, com fornecimento de materiais e bolsa-auxílio. As inscrições podem ser realizadas de 28 de julho a 10 de agosto, por meio de formulário online.
São 100 vagas, divididas em duas turmas que acontecerão pela manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 14h às 18h, entre os dias 19 e 23 de agosto, no MEA – Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina, com encerramento no dia 24 de agosto, a partir das 9h. As participantes também contarão com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00, paga em duas parcelas, ao início e ao término das aulas, destinada a contribuir com o transporte até o local das atividades, ou até mesmo para a aquisição de materiais para a entrada no mercado de trabalho na área.
Estão previstas 20 horas para cada oficina, combinadas com palestras sobre sustentabilidade, empreendedorismo feminino, mercado de trabalho, produção de conteúdo e oficina sobre sensibilização feminina que acontecerão durante as formações. A iniciativa prevê, ainda, no dia do seu lançamento, a entrega de um kit de bordado em pedrarias para cada participante, composto por ecobag, tecido, agulha, fios e pedrarias como miçanga, vidrilho, pérola, paetê, strass, canutilho e cristal, para que elas possam iniciar a criação das suas primeiras peças também após a qualificação recebida.
O projeto, que está em sua 6ª edição, já formou 798 mulheres em 10 cidades e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal, ampliar seus horizontes criativos ou iniciar uma nova fonte de renda. “O bordado é mais do que uma técnica artesanal, é uma ferramenta de transformação social e cultural. Ao ensinar essa arte, oferecemos às mulheres não só uma nova habilidade, mas também autonomia, autoestima e a possibilidade de uma nova fonte de renda”, comenta Fernanda Nadal, idealizadora e coordenadora do projeto.
As participantes receberão, ainda, cartilhas com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedrarias. As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/aWWLmX6S1gSBtHP26.
Plataforma Digital e Mentoria Exclusiva
O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na Plataforma Digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias.
Ainda, serão selecionadas 20 mulheres que receberão acesso por três meses ao conteúdo do Clube Criativo, um clube de assinaturas idealizado por Fernanda Nadal, que tem como intuito transformar talento em oportunidade. Durante o período, as contempladas receberão materiais e vídeo-aulas com conteúdos exclusivos, além de realizar um encontro mensal on-line ao vivo com a artista. Os encontros ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet e terão duração de uma hora cada. Tanto para a Plataforma quanto para a Mentoria Exclusiva, para a seleção das mulheres será levado em conta o comprometimento em aula, capricho nos pontos aprendidos e criatividade na criação da obra final.
Para saber mais sobre a Plataforma, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/.
Exposição e entrega de certificados
Ao final do processo de formação, no dia 24 de agosto às 9h, acontece uma exposição final com peças criadas pelas alunas e camisetas bordadas em pedrarias durante o curso. A camiseta poderá ser comercializada durante a mostra, como forma de incentivo ao desenvolvimento dos seus negócios.
O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos, Pronac 247803, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Horizontina/RS, conta com patrocínio da John Deere e Apoio Cultural do MEA – Memorial da Evolução Agrícola. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.