Retrospectiva do SIEF 2025: Um Olhar Sobre o Futuro da Inovação

A retrospectiva do SIEF 2025 aconteceu na tarde de terça-feira, 15 de julho, na FAHOR. Durante o evento, professores apresentaram dados e discutiram a relevância do encontro que ocorreu em junho, sendo a 15ª edição do SIEF — Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo. Em um coquetel de fim de tarde, repleto de trocas e reconhecimento, foram apresentados os resultados do evento, colhidos feedbacks e anunciadas as próximas ações: a 16ª edição do SIEF ocorrerá de 25 a 29 de maio de 2026, dentro da programação de celebração dos 25 anos da FAHOR, mas antes, ainda este ano será realizado o Prêmio SIEF de Empreendedorismo e Inovação, em novembro de 2025.

Este ano, o SIEF reuniu 698 participantes inscritos como ouvintes, 83 artigos e resumos publicados em livro científico, 35 palestrantes do Brasil e do exterior, 6 visitas técnicas guiadas a empresas e propriedades inovadoras, Mais de 40 horas de conteúdo multitemático, 719.563 impressões e 81.871 interações nas redes sociais, Participação de estudantes, professores, empresários, servidores públicos e sociedade civil. O evento abordou ainda temas como o Desenvolvimento Regional na área de Fronteira, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul.

Avaliação da Edição 2025

O principal objetivo da retrospectiva foi avaliar a edição encerrada e anunciar o Prêmio SIEF de Empreendedorismo e Inovação, que será conferido nos dias 5 e 6 de novembro.  O objetivo deste prêmio é fortalecer conexões entre profissionais e instituições que atuam na inovação e criar casos de sucesso que possam ser replicados. Além disso, busca homenagear aqueles que já contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo e da inovação. O edital será lançado nos próximos dias.

Os prêmios serão entregues nos dias 5 e 6 de novembro, sendo que o dia 5 foi instituído como o Dia Municipal do Empreendedorismo e da Inovação em Horizontina, em comemoração aos 60 anos da primeira colheitadeira automotriz fabricada no país, projeto de lei aprovado à unanimidade pela Câmara de Vereadores, pela iniciativa dos vereadores Lucas Stoll, Rosane Santos e Cleiton Niesciur

Em sua fala, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, reforçou a origem e o compromisso da instituição com o desenvolvimento de jovens e do ecossistema de inovação:

“A faculdade foi criada há 25 anos pensando no jovem trabalhador. O SIEF, criado há 15 anos, veio para ampliar as oportunidades desse público e conectar quem está na sala de aula com quem já atua no mercado. Não vamos medir esforços para que o próximo evento seja ainda melhor.”

O coordenador do SIEF, professor Sirnei Kach, também agradeceu às equipes e reforçou:

“Já estamos estruturando a próxima edição, com base nos aprendizados e conquistas que tivemos neste ano.”

Próxima Edição e Objetivos do Prêmio SIEF

A próxima edição do SIEF está programada para maio de 2026. “A região tem sido um celeiro de ideias inovadoras, com empresas bem geridas e pessoas talentosas que, muitas vezes, operam de forma independente. O Prêmio SIEF de Inovação e Empreendedorismo foi criado para reconhecer e estimular essas iniciativas”, destaca o professor Jonas Silva, em nome da coordenação do SIEF.

O evento continua a ser um catalisador importante para o desenvolvimento regional, promovendo parcerias e a troca de conhecimento entre os diversos atores do setor, completa Sirnei Kach, coordenador das edições 2025 e 2026 do Seminário.  

Compartilhe: