O projeto “Prosas na Escola”, é uma iniciativa do Memorial da Evolução Agrícola que visa dar voz às escolas, estudantes e à comunidade escolar como um todo. Este projeto tem como objetivo principal potencializar as iniciativas já existentes nas escolas da região noroeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com Carla Borba, uma das diretoras do MEA Horizontina, neste ano, ocorreu o lançamento de um edital direcionado para as escolas dessa região e cinco foram selecionadas.
A Escola Bela União foi uma das escolhidas, e o MEA está orgulhoso de poder contribuir com o incrível trabalho que já realizam. É importante destacar que o objetivo não é provocar as escolas a criar algo além do que já fazem, mas sim fortalecer e apoiar as iniciativas já existentes, destaca Carla.
Exposição no Ateliê Educativo
Um dos momentos culminantes do projeto é a exposição realizada no Ateliê Educativo. Nesta sexta-feira e permanecendo até 7 de Setembro,foi inaugurada a exposição “Tornando a Bela, mais Bela”, que mostra o trabalho dos alunos do quinto ano da Bela União, localizada no município de Horizontina.
Diversas lideranças da comunidade participaram entre elas a Secretária de Educação Janete Bruning representando o Poder Executivo, o Presidente da Câmara de Vereadores Lucas Stoll, as professoras Angélica Balsan diretora da escola proponente, professora Elidiane Sauerssig indutora da turma de alunos envolvidos, demais professoras. professora Silvia Natália de Mello representando projeto parceiro da Setrem, Carla Stringari da Associação de Moradores do bairro, ACPM, equipe do MEA, alunos autores das obras em exposição, todos com idade de 10 a 11 anos.
As fotos e interpretações das crianças versam sobre a beleza da comunidade, natureza e jardins, inclusão social e importância da educação através do olhar único registrado.
O “Prosas na Escola” visa promover cidadania, inclusão e pertencimento. Acreditamos que a escola é um espaço de transformação social, onde os alunos podem entender seu papel como cidadãos e cidadãs, contribuindo para a transformação de sua região. Este projeto também incentiva o cuidado com o meio ambiente e a comunidade.
Participação de Outras Escolas
Além da Bela União, outras escolas da região também participaram, como a Escola Mainardo de Santo Cristo, a Escola 15 de Novembro de Santa Rosa, a Escola Germano de Três de Maio, e a Escola Monteiro Lobato de Horizontina. A programação está efervescente, e quem seguir nas redes sociais pelo @memorialdaevolucaoagricola poderá acompanhar todas as novidades, destaca Carla.
Acompanhe as redes sociais da Rádio Olinda FM e do Jornal e Portal Folha Cidade e assista depoimentos das professoras Angélica e Elidiane, um passeio de imagem pela exposição, palavras da Secretária de Educação e do Presidente da Câmara de Vereadores, da Coordenadora do MEA entre outras informações.

