Entidades preparam o lançamento do Programa Operação Terra Forte em Horizontina

A EMATER RS/Ascar e o comitê gestor do Programa Operação Terra Forte estão promovendo ações de lançamento do programa no município de Horizontina. O programa visa beneficiar 38 famílias de agricultores familiares com recursos a fundo perdido no valor de R$ 30 mil, provenientes do Governo do Estado.

Objetivos do Programa

O principal objetivo do Programa Operação Terra Forte é promover a recuperação de solos através de práticas de adubação e melhorias no manejo sustentável. Os recursos disponibilizados podem ser utilizados para: Aquisição de fertilizantes; Compra de sementes de plantas de cobertura do solo; Aquisição de mudas para recomposição de áreas degradadas; Construção de estufas ou outras estruturas para produção de alimentos; Instalação de pequenos sistemas de irrigação ou outros itens que melhorem a produção e a qualidade de vida das famílias.

Critérios para Participação

Para ser contemplado pelo programa, é necessário que os agricultores familiares possuam atividades relacionadas à produção de leite, hortifrutigranjeiros, mel, peixes, ou outros alimentos em suas propriedades. Além disso, um dos requisitos fundamentais é a posse do CAF Ativo – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, antiga DAP.

Reuniões Regionalizadas

Três reuniões regionalizadas serão realizadas para expor os critérios do projeto. As reuniões ocorrerão nas seguintes datas e locais:

-4 de julho, às 9h em Bela Vista

-4 de julho, às 14h em Lajeado Patos

-7 de julho, às 14h na localidade de KM 20

Essas reuniões têm como objetivo esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre como se enquadrar nos critérios do programa. Com esta iniciativa, espera-se que as famílias contempladas possam melhorar sua produção e, consequentemente, sua qualidade de vida, contribuindo para um desenvolvimento rural mais sustentável.

Compartilhe: