O Plenário e Auditório Bruno Bohnen, sede do Poder Legislativo de Horizontina foi sede na noite da quinta-feira, dia 15 de maio, de uma Sessão Solene que homenageou o tradicionalismo. Sob a presidência do Vereador Lucas Edio Stoll, a solenidade foi prestigiada por grande número de tradicionalistas, familiares, autoridades civis, militares e imprensa.
As proposições para a referida Sessão Solene, foram do Vereador Cleiton Elias Niesciur – para homenagem aos cavaleiros e cavaleiras que participaram da épica cavalgada de busca da chama crioula, em setembro de 2024, percorrendo 430 km de Alegrete a Horizontina. Da vereadora Ivete Callegaro da Silva, homenageando os 50 anos da 20ª Região Tradicionalista do MTG e do vereador Rafael Tiago Godoy, pela passagem dos 60 anos do CTG Carreteiros de Horizonte.
Na mesa oficial os vereadores proponentes, também o prefeito municipal Jones Cunha e os representantes das entidades e grupo tradicionalista homenageados. Isaias Stefenello – Patrão do CTG Carreteiros de Horizonte, Diego Mohr – Patrão da campeira Coordenador da Cavalgada da Chama Crioula também pelo CTG e Sandra Germano – Patroa Coordenadora na 20ª RT.
Após os pronunciamentos, as entidades receberam uma Placa em Homenagem em nome do Poder Legislativo e cada um dos participantes da cavalgada recebeu um troféu, sendo eles: Anderson Farsen; Ailton Strohschein; Cleiton Elias Niesciur; Clóvis Tadeu Menim Gonsalves; Claudir Erni Rutzen; Daiane Griebeler Christ; Darci Antônio Nicoletti; Diego Renan Mohr; Dionei Cristiano Weiss; Dirceu Binsfel; Elvis Dariel Francisco; Felipe Johann; Fabiano Hammes; Genésio Ernani Wischnheski; Irio Fucks; Lorenzo Berger Brandalise; Lucas Helmuto Simm; Marcos Alessandro Manteufel; Milton Luis Manjabosco; Mário Sérgio Martins; Valdacir Zamberlan; Vilmar José Christ; Valtemir Luiz Alegranzzi e Vânio Gandolfi. Crianças que participaram ao lado dos pais da cavalgada receberam homenagem especial e o troféu: Bianca Rafaela Weiss; Gabriele Luiza Weiss; Natália Caetana Bobato Johann; Giordano Luiz Figueiredo Simm; Lorenzo Mohr e Manuela Luiza Wischneski.
O tradicionalista e músico Jorge de Almeida – “Boquinha” adentrou ao Plenário no final da solenidade tocando a sua gaita e emocionando os presentes que em coro cantaram aos seus acordes “O Canto Alegretense” entre outras canções gauchescas. Um coquetel encerrou a programação.
SAIBA MAIS:
20ª RT – Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, foi oficialmente criada em 1975. Seu surgimento foi resultado do desmembramento da antiga 3ª Região Tradicionalista, tornou-se referência pela atuação comprometida de suas entidades filiadas e pelo espírito coletivo que sempre marcou a atuação da coordenação regional. Ao longo dessas cinco décadas, consolidou-se como uma força expressiva na preservação, promoção e valorização das tradições do Rio Grande do Sul. Composta atualmente por 35 entidades tradicionalistas, em 29 municípios da região noroeste do Estado. Promove o fortalecimento de práticas culturais como a dança, a música, a poesia, a indumentária típica, o artesanato, a culinária campeira, os jogos tradicionais, eventos festivos e, especialmente, a convivência fraterna entre as famílias que integram o meio tradicionalista. São expressivos os resultados em eventos estaduais e nacionais, como os Encontros de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), os Rodeios Crioulos, as Cirandas Culturais de Prendas, os Entreveros Culturais de Peões e as FECARS. Foi palco de três edições da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, de um congresso tradicionalista, além de seminários estaduais, e da 72ª geração e distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, ocorrida no ano de 2019. Ao celebrar seus 50 anos de existência em 2025, a 20ª Região reafirma seu compromisso com os ideais do tradicionalismo, reverenciando o passado, valorizando o presente e projetando o futuro. Instituiu recentemente a Comenda da Erva-Mate, honraria máxima da Região, concedida àqueles que dedicaram sua trajetória à preservação e promoção da cultura gaúcha. Neste ano, inúmeros eventos comemorativos celebrarão esta data, além de diversas homenagens à inúmeras pessoas e entidades que muitos contribuíram e ainda contribuem para com a 20ª Região Tradicionalista. E um dos principais eventos será o baile dos 50 anos, que ocorrerá no dia 24/05, tendo como sede o CTG Carreteiros de Horizonte, de Horizontina.
CTG CARRETEIROS DE HORIZONTE
Neste ano de 2025, celebra com orgulho os 60 anos de fundação, uma entidade que é, sem dúvida, um dos pilares da preservação da cultura, da história e das tradições do povo gaúcho em nossa região. O Carreteiros de Horizonte, uma entidade de Associação Comunitária, sem fins lucrativos, pautada no cunho cultural e social, que visa prestar serviço de resgate e manutenção da identidade, história e o folclore do nosso povo, e que tem como força trabalhar na formação de cidadãos de bem para a nossa sociedade.
Fundado em 1965, o CTG Carreteiros de Horizonte nasceu do idealismo de homens e mulheres que, movidos pela luta às tradições do Rio Grande do Sul, uniram esforços para cultivar e manter vivas as raízes do nosso chão. Desde então, o CTG se consolidou como um espaço de convivência, de aprendizado e de valorização da cultura gaúcha, envolvendo gerações em atividades culturais, artísticas, campeiras e sociais. O CTG Carreteiros de Horizonte é mais do que uma entidade: é um símbolo vivo da força, da coragem e da alma gaúcha.
CAVALGADA CHAMA CRIOULA
A chama é símbolo que representa a união, a coragem, a tradição e representa a história do povo gaúcho, além de ser um dos principais símbolos das comemorações da Semana Farroupilha. A Chama Crioula, foi gerada no dia 16 de agosto no Parque Dr. Lauro Dorneles, no município de Alegrete, e dividida entre as Regiões Tradicionalistas do nosso estado e do Uruguai, Paraguai e Argentina, onde se fizeram presente representantes locais e da 20ª Região Tradicionalista, que a trouxeram a pata de cavalo até o Parque de Eventos de Horizontina e dali compartilhada com todos os CTGs da 20ª RT.




