Forças de Segurança de Horizontina passam a contar com drone para operações especiais

Investimento do Município será de R$ 42 mil

Nova ação que emprega a tecnologia a serviço da segurança pública foi entregue à comunidade de Horizontina no início da tarde da terça-feira, dia 25 de fevereiro, tendo por local a sede da 4ª Cia da Brigada Militar, reunindo também Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, dentro da Semana do Município – Horizontina 70 anos.

Com investimentos de R$ 42 mil, um drone foi adquirido, através de adesão do Município a uma ata de registro de preços do Governo do Estado, o que tornou o investimento mais econômico, e com essa economia, possibilitada a assinatura de um termo aditivo ao contrato, para adquirir como acessórios um kit de três baterias de reserva, garantindo maior autonomia do equipamento em operação. A cada carga, o drone suporta até 45 minutos de voo em condições normais.

O projeto teve início a partir de sugestão do Sargento Reis do Corpo de Bombeiros e o empenho da Promotora de Justiça da Comarca Dra. Bruna Borgmann, que promoveu articulação junto ao Poder Público Municipal – Prefeitura e Câmara de Vereadores, Departamento de Segurança Pública Municipal, e CONSEPRO – Conselho Municipal Pró-Segurança Pública.

Na solenidade de entrega e apresentação técnica do equipamento, estiveram presentes o prefeito municipal Jones Cunha, Presidente da Câmara de Vereadores Lucas Edio Stoll, Promotora de Justiça Bruna Maria Borgmann, comandante da Brigada Militar Tenente Cássio Horazy e equipe, Delegado de Polícia Marcelo Gasparetto e sua equipe, Comandante do CBMRS 11º BBM de Santo Ângelo Tenente Coronel Adilson Juarez Ickert e equipe local, presidente do CONSEPRO Ederson Santiago, vice-presidente da Câmara de Vereadores Cleiton Niesciur, entre outras autoridades.

O Tenente RR Elton Brüning, Diretor Municipal de Segurança Pública coordenou a entrega, destacando a parceria do Município com os órgãos de segurança, o que motiva investimentos seguidos em tecnologia, que se torna aliada às ações que tornam a comunidade mais segura.

Entre as ações que podem ser desenvolvidas com uso de drone, estão buscas em áreas de matas fechadas, pessoas desaparecidas ou mesmo foragidas, investigação de crimes em áreas íngremes ou arriscadas ao policiamento presencial, buscas de vítimas de afogamentos em rio, auxílio de imagens em estratégias de enfrentamento e/ou monitoramento de criminosos, entre outras.

O Corpo de Bombeiros através do 11º BBM – Santo Ângelo, Batalhão ao qual pertence a Cia de Bombeiros Militares de Santa Rosa e o Pelotão de Horizontina, tem em seu efetivo o Sargento Rodrigo, devidamente treinado, e apto ao uso do equipamento.

Outros integrantes de cada órgão farão o curso de operações e os treinamentos necessários para trabalhar com o equipamento em nome das forças de segurança, um trabalho que precisa estar legalizado pelo Governo Federal.

Compartilhe: