APL Leite Noroeste apresenta Plano de Ação 2022 para AMUFRON e municípios

Por Bruna Mireski – Jornalista assessora Funcap

Plano é voltado para melhorar a qualidade do leite nos 20 municípios da região

Na segunda-feira (6) foi apresentado pela Fundação de Capacitação e Desenvolvimento – Funcap através do APL Leite Fronteira Noroeste, o plano de ação 2022 a fim de melhorar a qualidade do leite voltado aos 20 municípios da Amufron, uma parceria com o Sebrae RS.

Segundo o gestor do APL, Onairo Sanches, neste ano o plano visa atender 140 unidades de produção leiteira, com média de 30 vacas por propriedade, estima-se analisar o leite de 4.200 vacas. Cada município da Amufron receberá atendimento em sete unidades.

Está previsto a realização de um curso de interpretação de análise de leite pelo laboratório Suporte D’ Leite além de, vinte Dias de Campo, um em cada município, quando serão feitas as interpretações dos relatórios de análise.

Para o presidente da Amufron e prefeito de Horizontina, Jones Cunha, o trabalho anterior que abordou o Plano de Higiene e Resfriamento do Leite realizado no último ano apresentou resultados satisfatórios nos municípios e a intenção é continuar com a associação aportando recursos tendo em vista os índices apresentados nos trabalhos realizados pelo APL Leite.

Da reunião participaram ainda o Presidente da FUNCAP Sandro Ergang, Fabiane Niedermeyer representando o Sebrae Regional Noroeste e a Secretária de Desenvolvimento Rural de Horizontina Neiva Ebrin.

Saiba mais

O plano de ação – qualidade do leite foca nas boas práticas agropecuárias com vistas a melhorar a qualidade do leite, tendo como premissas a aferição de equipamentos de ordenha e resfriamento do leite, o uso adequado dos produtos de higiene e limpeza e coleta de leite das vacas em lactação para análises laboratorial.

Caberá às Secretarias de Desenvolvimento Rural ou de Agricultura de cada município a escolha das propriedades a serem contempladas no plano.

Compartilhe: