No dia 30 de janeiro mulher de Três de Maio teve os órgãos doados após sofrer AVC hemorrágico
Mais uma captação de órgãos foi realizada no Hospital Vida & Saúde nesta segunda-feira (10). Vítima de um traumatismo cranioencefálico, o doador tinha 54 anos, natural de Cerro Largo. A decisão pela doação possibilitou a captação de córneas e rins.
A partir da constatação da morte encefálica, a família recebeu todo o acompanhamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), optando então pela doação. A captação de órgãos foi realizada por profissionais encaminhados pela Central de Transplantes do Estado, sendo finalizada no início da tarde de segunda. Esta é a segunda captação de órgãos do ano realizada no Hospital Vida & Saúde.
No dia 30 de Janeiro, ocorreu a primeira captação de órgãos de 2025. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, a doadora tinha 30 anos, e era natural de Três de Maio. A partir do diagnóstico de morte encefálica e o aceite da família pela doação, foi possível realizar a captação de fígado e rins.
Com um trabalho de informação e sensibilização pela doação de órgãos, o HVS registrou três captações de órgãos em 2024. A partir da Comissão, o HVS busca realizar ações pontuais ao longo do ano para esclarecer como funciona a doação de órgãos e destacar a importância de demonstrar sua decisão em vida. “A doação de órgãos só é autorizada pela família do paciente, por isso, é tão importante que as famílias falem sobre o assunto e deixem claro qual sua decisão sobre o tema”, destaca a enfermeira coordenadora da CIHDOTT, Thanyze Kretschmer.