Uma agenda proposta na última quinta-feira (23), junto ao gabinete administrativo municipal de Horizontina pelo vereador Rafael Tiago Godoy (PDT) com a presença do prefeito municipal Jones Cunha, vice-prefeito Gladimir Ammes, os secretários de governo Helonara Dürks (Planejamento) e Diogo Weiss (Esporte e Cultura), reuniu os gestores da Dürst Cervejaria, empresa horizontinense, lindeira da área pública onde está instalado o Ginásio Municipal de Esportes Édio Stoll, entre outras pautas.
Havia alguns meses, a empresa demandou do Poder Público, apoio para a melhoria de seu entorno, e a área do ginásio entraria nesta reivindicação. Geradora de empregos e de impostos municipais, a cervejaria horizontinense tem uma capacidade industrial instalada de produção entre 40 e 50 mil litros de cervejas mês. Uma mostra de seu mix de produtos foi trazida a reunião, para dar uma ideia de que os negócios podem ser expandidos, após 8 anos de experiência na produção e muitos investimentos recentes na qualidade.
A produção atual, fica em média nos 25 mil litros, mas a direção está ampliando o mercado e pretende em futuro próximo qualificar sua área, e para tanto buscaria recursos existentes para o desenvolvimento do Turismo Empresarial. Reivindicou que a Prefeitura, ao mesmo tempo, promovesse a revitalização do espaço público, estacionamentos, acessos e áreas laterais do terreno, que paralelamente, tornaria a ação uma espécie de Parceria Público Privada.
A gestão municipal, através do prefeito, vice e secretários, destacou que inicialmente, o município está encampando melhoria da drenagem do espaço público, que estaria impactando em propriedade vizinha, e em seguida partirá para a revitalização do telhado do espaço esportivo, com previsão de execução neste ano de 2025.
Num segundo momento viria a reorganização da área pública, espaço de tempo para que a empresa também construa suas parcerias de investimento, e juntos promover essa ampliação. O Secretário de Esporte e Cultura Diogo Weiss, destacou as linhas existentes de financiamentos, inclusive via Badesul, que as empresas podem acessar, e outra pauta deve ser encaminhada com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e seu Departamento de Turismo, que atua diretamente ligada aos investimentos e apoio ao setor industrial, tendo assim a reunião um bom encaminhamento.