Vereador Lucas Stoll – Presidente e vereadora Ivete Callegaro da Silva se reuniram com gestora do Memorial Karina Muniz Viana
Uma importante agenda de trabalho foi cumprida na manha desta terça-feira, dia 21 de janeiro, junto ao gabinete administrativo do Poder Legislativo, reunindo o presidente, vereador Lucas Edio Stoll(PP) e a vereadora Ivete Fátima Callegaro da Silva (PDT), com a Coordenadora Técnica e de Governança do MEA – Memorial da Evolução Agrícola Karina Muniz Viana.
A visita da gestora do Memorial ao Poder Legislativo, foi um contato de aproximação do Complexo Cultural com os vereadores e vereadoras, a fim de convidar para uma visita coletiva da 19ª Legislatura às dependências do MEA.
Karina destacou as atividades e projetos do Memorial para este ano de 2025, as parcerias com as instituições da comunidade local e regional que o MEA pretende ampliar, bem como a importância dos representantes da comunidade na Casa de Leis, estarem ao par desses projetos.
A vereadora Ivete, que foi Secretária Municipal de Educação durante a fase de implantação, inauguração e primeiros meses de atividades do Memorial, tendo dirigido inclusive eventos regionais com a área da educação no local, manifestou à gestora Karine, a importância deste espaço, aberto à comunidade.
O Presidente Lucas, manifestou seu desejo de que a exposição dos planos e projetos do MEA fosse feita aos demais legisladores e legisladoras, tendo como encaminhamento do encontro então o agendamento de uma visita coletiva dos legisladores ao Memorial, a ser marcada brevemente.
Karina destacou números impressionantes sobre a visitação ao espaço do Memorial, que havia pouco mais de um ano está aberto à comunidade de quarta a domingo e do Parque do MEA – aberto à comunidade de terça a domingo, com ampla estrutura para a prática de esportes, exercícios, área de convivência e lazer. “Recebemos no primeiro ano de funcionamento MEA 70 mil visitantes, sendo 208 delegações de escolas da região e de outras regiões do RS”, destacou a Coordenadora.
Sobre o MEA
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação.
Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio a Cultura, do Ministério da Cultura, tem como seus patrocinadores master a John Deere Brasil e SLC Agrícola. E apoio da FAHOR – Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico pela Straub Design.