Veículo apropriado e identificado eram uma demanda de forte apelo popular o que fez com que o edil pleiteasse entendimentos pela melhoria
Uma dúvida sempre presente na comunidade de Horizontina, desde o processo de implantação da Coleta Terceirizada dos Resíduos Sólidos Urbanos, era porque se usavam os mesmos veículos para a coleta de Orgânicos e Seco, o que na maioria das vezes, fazia o munícipe argumentar de que “separava os materiais (orgânico e seco) mas que a coleta era feita de forma misturada”.
Muitas pessoas relatavam, até mesmo nos veículos de comunicação essa preocupação, e não raro, residências passaram a não mais separar adequadamente os materiais.
Sensível a esse apelo popular, o mandato do Vereador Rafael Godoy (PDT), articulou junto a direção da Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Mãos Dadas com o Futuro de Horizontina (COOMDAF), responsável pela coleta, separação e destino final dos resíduos, que ocorresse mudança na identificação da frota e que a coleta dos recicláveis fosse feita com caminhão equipado com caçamba específica e assim identificado.
Nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, na presença do vereador, do Engenheiro Ambiental Lucas Helmutto Simm, da Secretária Geral de Governo Juliana Horbach, de Planejamento e Gestão de Projetos Helonara Dürks, da Fazenda Paula Cantarelli Rolim, de Desenvolvimento Rural Neiva Ebrin e de Administração Cassiano Telles, o diretor e presidente da COOMDAF Clodoaldo de Oliveira, apresentou com sua equipe de operação da coleta seletiva o novo caminhão, adequado para o serviço em referência, reconhecendo que à medida que a cooperativa vai se estruturando, pode investir e atender melhor à necessidade do Município, no caso a Prefeitura Municipal, contratante do serviço, e que o diálogo com o vereador fez com que fosse agilizada essa aquisição e consequente melhoria do serviço.
Godoy destaca que o Governo Municipal quer disponibilizar as ferramentas, e em contrapartida comprometer a população, para melhorar e ampliar a separação dos materiais. “Nossa preocupação com o meio ambiente precisa estar sendo posta em prática, não basta só falarmos, sim é indispensável e urgente agir”, destacou o edil.
Lucas Simm, engenheiro ambiental, destaca que será intensificado também o trabalho de fiscalização do cidadão que em fazendo a sua parte, separando os materiais, favorecerá, inclusive a si mesmo, pois com menor custo nos aterros sanitários e no transporte de materiais contaminados pela mistura, a taxa de serviço de coleta tende a diminuir para os próximos exercícios. Atualmente, a Prefeitura repassa 75% das despesas da prestação do serviço ao gerador, ou seja, a população, o morador, e sempre há reclamações sobre a elevação dessa taxa municipal, que nada mais é do que o custo, subsidiado em 25%, repassado aos contribuintes.
O engenheiro ambiental Mário Gaertner, responsável técnico pela COOMDAF, destaca que além do caminhão ser equipado com caçamba específica para coleta de lixo seco, o mesmo possui motor Euro 6, o que colabora para a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa, fazendo sua parte para a redução do aquecimento global, na circulação operacional de coleta.
A coleta com o novo equipamento passa a ser feita de forma imediata. SAIBA MAIS:
Roteiro da Coleta Seletiva – Lixo Seco
CENTRO: Todos os dias, de segundas à sábados.
BAIRROS: Uma vez por semana, conforme o roteiro abaixo:
Segunda-feira: Industrial, Garbrecht, Dalben, São José, Colato, Vila Bela e Distrito Industrial I.
Terça-feira: Oswaldo Cruz, Alvorada, Bela Vista, São Francisco, Belo Horizonte, Loteamento Ouro Verde e Campestre.
Quarta-feira: Bela União, Operária, Paulo Machado, Albino Fantin, Castelo Forte e Distrito Industrial II.
Quinta-feira: Jardim Vila Nova, Recanto do Sol, Recanto Verde e Vila Becker.
Sexta-feira: Kennedy, Vila Mayer, Panorama, Novo Horizonte e Eldorado.