Potencialidades da Apicultura e da Meliponicultura são destacadas em Nova Candelária

EMATER/RS – ASCAR

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de ações tem sido realizadas em Nova Candelária. Entre elas, o encontro que destacou a importância e as potencialidades da Apicultura, criação de abelhas com ferrão, e da Meliponicultura, que consiste no manejo de abelhas sem ferrão. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, pela Emater/RS-Ascar e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o evento aconteceu nesta quarta-feira (01º/06), junto ao centro multiuso da Câmara de Vereadores e contou com a participação de 47 pessoas.

O objetivo de reunir os produtores é promover a troca de experiências e construir conhecimentos sobre a cadeia produtiva, de modo a fomentar a organização coletiva. Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra ministrada pelo médico veterinário Victor Carrara, especialista em apicultura e meliponicultura, que enfatizou as potencialidades dessas atividades como forma de diversificar a renda nas propriedades.

Também foram repassadas orientações sobre o manejo e a alimentação das colmeias no inverno, visando ao aumento da produção de mel, assim como estratégias e formas de comercialização e agregação de valor no mel e seus derivados.

Ao promover o cuidado com as diferentes espécies de abelhas também se contribui com a agrobiodiversidade local, uma vez que estas são responsáveis por cerca de 80% da polinização dos vegetais. Dessa forma, a apicultura contribui para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes, colaborando com a produção integrada na agropecuária.

Compartilhe: