Seminário de Irrigação atrai lideranças e agricultores à Fenasoja 2024

Agricultores e técnicos de mais de 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões, além de lideranças regionais e estaduais, participaram do Seminário Regional de Irrigação durante a Fenasoja 2024, nesta terça-feira (03/12). O evento, contou com a presença dos secretários estaduais de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa. 


Entre as lideranças presentes também estiveram o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, o presidente da Fenasoja Dário Germano, o vice-presidente da Fenasoja, Marcos Servat, o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, o prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, o prefeito de São Martinho, Jeancarlo Hunhoff e o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, atual presidente da Fammurs. 


Na programação, o secretário Clair Kuhn apresentou o Programa de Subvenção de Irrigação e Reservação de Água Supera Estiagem, e a secretária Marjorie, acompanhada do secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, e do diretor da Fepam, Gabriel Ritter, abordaram a irrigação como peça-chave da adaptação climática na agricultura. 


O prognóstico climático para o próximo trimestre foi apresentado pelo meteorologista da Seapi, Flávio Varone. O público também pode se inspirar em dois cases de sucesso na área de irrigação: de aspersão convencional, implantado na propriedade de Leandro Mittelstadt e Marcos Gabrielski, no município de Sete de Setembro; e pivô central, instalado na propriedade da família Enaider Luiz Cardoso Baptista, de São Miguel das Missões.


O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar e da Seapi, contando com o apoio da Fenasoja 2024, Amufron, AMM, Hermanns Agro, Fetag-RS, Farsul, Sistema Ocergs e Prefeitura de Santa Rosa.

Compartilhe: