Horizontina terá estacionamento rotativo experimental sem tarifa no centro

O Município de Horizontina através dos departamentos de Trânsito e Segurança Pública, em entendimento com a ACIAP – Associação Comercial Industrial e Agropecuária e com apoio e parceria da Brigada Militar, está implantando a partir desta semana, vagas de estacionamento rotativo de forma educativa e sem cobrança de tarifa, visando conscientizar as pessoas a usarem os espaços centrais da cidade para estacionamentos temporários, prospectando a otimização de negócios, segurança, comodidade e maior espaços aos clientes do comercio e serviços.

Uma das constatações motivadoras dessa alternativa é que boa parte das vagas de estacionamento nos espaços comerciais de maior movimento como bancos, farmácias, cartórios, laboratórios, lotérica, entre outros, passam a maior parte do tempo ocupados por carros de moradores das proximidades, de lojistas ou dos próprios colaboradores das empresas, quando o objetivo é a rotatividade, ou seja, mais espaços aos munícipes/clientes durante os seus atendimentos.

O uso racional do carro como meio de transporte necessário para o trabalho, também está sendo buscado através desse projeto, haja vista os meios de transporte alternativos existentes, como aplicativos, motos, bicicletas, e na necessidade de seu uso, utilizar os espaços de estacionamentos nas ruas laterais, havia um ou dois quarteirões desta área central.

Inicialmente, em 5 pontos da Rua Uruguai entre as ruas Quinze de Novembro e Buricá, com estacionamento oblíquo, e 5 vagas cada e um ponto com 3, totalizando 28 vagas rotativas de 30 minutos estão sendo demarcados com pintura e sinalizados com placas.

Outros 4 pontos com três vagas em cada, totalizando 12 vagas rotativas, estarão na Avenida Tucunduva, nesta via o estacionamento é paralelo e ao final de cada quadra entre as ruas Balduíno Schneider e Buricá.

Em um prazo inicial determinado, eventuais descumprimentos no tempo de estacionamento (30 minutos) terão abordagem educativa. A partir do próximo ano, já que todos esses espaços contam com o serviço de videomonitoramento, o estacionamento  rotativo passa a ser fiscalizado pela Brigada Militar, podendo gerar multas de até R$ 165,00 e pontos na CNH do condutor/proprietário dos veículos que extrapolarem o tempo de meia hora nos espaços demarcados.

O horário de exigência da rotatividade é das 7h30 ás 18h30 durantes os dias uteis da semana e aos sábados das 7h30 ás 12h30. Os demais horários são livres.

Explicando a alteração estiveram no Jornal da Manhã na Rádio Olinda FM, a vice-presidente da Aciap – Karine dos Santos, o Sargento Aléx – da Brigada Militar e o Diretor de Segurança Pública Municipal Tenente RR Elton Bruning.

Karine, Sargento Aléx e Tenente Elton

Compartilhe: