Alenrio elege nova diretoria para o biênio 2025-2026

Renato Pereira segue na presidência

Os membros titulares da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) se reuniram nesta segunda-feira (11), por meio de videoconferência, para a eleição da nova diretoria.

Renato Pereira foi reeleito presidente para o biênio 2025-2026, dando sequência a gestão iniciada em 2022. O novo mandato terá duração de dois anos e será marcado pela continuidade de projetos importantes e pela ampliação da atuação da Academia.

A chapa eleita é composta pelos seguintes membros: Presidente: Renato Pereira; Vice-Presidente: Tanize Tomasi; Primeiro Secretário: Gretel Priebe; Segundo Secretário: Joana Marli Langner; Primeiro Tesoureiro: Danilo Fagundes; Segundo Tesoureiro: Rejane Beatriz Fiepke Carpenedo; Coordenadorias – Comunicação: Jorge Alexio da Luz; Literatura: Nair Carpenedo; Projetos: Eugenio Frizzo; Biblioteca: Cleci Maria Scheid e Teresinha Servat Gazola; Assessoria Jurídica: Danilo Fagundes; José Orlando Schafer. No Conselho Consultivo foram eleitos: Tanize Tomasi, Gretel Priebe, Danilo Fagundes, Jorge Alexio da Luz e Jacinto Anatólio Zabolotsky. A posse da nova diretoria será realizada em 7 de dezembro, em Novo Machado.

Renato Pereira destacou que a reeleição desta diretoria representa a continuidade de projetos essenciais para a expansão da Alenrio, como o lançamento do Sarau Literário e a publicação da primeira Antologia da Academia. “Nossa missão de valorizar a literatura regional e fortalecer a presença da Alenrio será intensificada, com a meta de ocupar pelo menos dez cadeiras no próximo biênio”, afirmou.

Sobre a Alenrio

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) é uma entidade sem fins lucrativos, filiada à Academia Rio-grandense de Letras, cuja missão é preservar e promover a literatura regional, reunindo escritores dos municípios do noroeste gaúcho. Inspirada na tradição da Academia Francesa, fundada em 1635, a Alenrio confere a seus membros o título de “imortais”, simbolizando a perenidade de suas contribuições literárias. Atualmente, 19 cadeiras são ocupadas por escritores de toda a região noroeste.

Compartilhe: