Celebrado em 31 de outubro, o Dia Mundial da Poupança visa sensibilizar a população sobre a importância de economizar dinheiro e se planejar financeiramente para o futuro.
Como dizem por aí: dinheiro não nasce em árvore. Mas quando ele aparece na conta, é resultado de muito esforço e boas escolhas. Por isso, guardar uma parte do salário e da renda mensal traz estabilidade e abre portas para diversas oportunidades.
Porém, o equilíbrio financeiro é um desafio para muitas pessoas. A preocupação com dinheiro é tão grande que, muitas vezes, supera outros temas como saúde, família e trabalho, como é possível comprovar por meio de uma pesquisa feita pela empresa Onze em parceria com a seguradora Icatu.
No total, 8.573 trabalhadores participaram da pesquisa, e 54% responderam que a maior preocupação atual é com dinheiro. Para levar uma vida financeira equilibrada, é preciso aprender a economizar e a planejar os gastos. Com uma rotina que favoreça o equilíbrio entre receita e despesas é possível construir um futuro financeiro mais seguro.
Embora muitas pessoas não vejam a Poupança como um investimento atrativo, é o mais conhecido e tradicional, simples e de baixo risco, além de ser o mais indicado para quem está começando, pois não exige muito dinheiro para iniciar e permite você resgatar seu recurso a qualquer momento.
Nesse sentido, a Poupança é ótima para construir uma reserva para gastos inesperados ou realizar algum objetivo, com toda a confiança e o cuidado que o seu dinheiro merece.
Como pagamento a quem guarda esse recurso, a poupança oferece uma rentabilidade regular. Ou seja, ela é igual para todos os bancos e instituições financeiras. Mesmo com tantas opções de investimento atualmente, a poupança se mostra útil para quem está começando a poupar e precisa de um lugar para guardar o dinheiro enquanto se organiza financeiramente.
Com uma programação mensal, ela é uma excelente forma de estimular a criação do hábito de poupar. O investimento inicial é feito a partir de R$1,00 e devido à sua praticidade e liquidez, é possível sacar o valor investido quando quiser.
No Sicredi, aplicar na Poupança também significa que você ajuda no desenvolvimento da sua região, pois parte do dinheiro depositado na poupança é utilizado para financiar projetos como crédito rural e, se for associado, você ainda pode ganhar uma rentabilidade extra com a distribuição de resultados, que pode chegar a quatro meses a mais de rentabilidade.
É conveniente destacar, ainda, que os rendimentos obtidos na poupança são isentos de Imposto de Renda (IR). Essas características fazem com que, mesmo nos cenários de rentabilidade baixa, a poupança tenha um grande volume de depósitos.
Você pode realizar aplicações, resgates e consultas a saldos e extratos da sua Poupança através dos nossos canais (Aplicativo, Internet Banking, Serviços por Telefone e no Caixa Eletrônico).
Confira a história do associado Luiz Beuren que desenvolveu seus negócios com a Poupança do Sicredi, neste link:
Na foto, o associado de São José do Inhacorá, Luiz Beuren, empresário.