A fim de consumir alimentos mais saudáveis e nutritivos, muitas pessoas estão optando por cultivar a sua própria horta em pequenos espaços. Além disso, a produção sustentável de alimentos tem se tornado um estilo de vida que incentiva o cuidado com o solo.
A informação é do instrutor do Senar-RS Denir Frosi, de Santa Rosa, associado da Unitec. Ele, que é técnico em agropecuária e graduado em Gestão Ambiental, destaca que, atualmente, produzir hortaliças é um negócio rentável em pequenas áreas devido à recomendação do consumo, o que, consequentemente, aumenta a procura.
“Percebo a horticultura como uma oportunidade de crescimento para os produtores que contam com pequenas áreas de terra. Estes alimentos são mais seguros e de menor impacto ambiental porque não usam herbicidas em larga escala. E, quando usados, têm período pequeno de carência”, acrescenta.
Ao oferecer qualidade, quantidade e periodicidade de fornecimento dos produtos ao cliente, a horticultura é uma alternativa interessante, na avaliação do associado da Unitec. “Os benefícios oferecidos pela plasticultura, hidroponia e irrigação, por exemplo, facilitam a produção e o fornecimento sem interrupções.”
Denir diz recomendar, para a produção hortícola doméstica, o cultivo hidropônico, que é um circuito fechado com produção maior em menos tempo e em pequenos espaços. “Aliado a isso, aconselho a realização de um estudo para analisar o que o mercado irá absorver desta produção. Para auxiliar o produtor rural o Senar-RS oferece diversos cursos na área que orientam e instruem o participante para desenvolver a atividade com técnica e assertividade.”
Instrutor do Senar-RS há mais de um ano, Frosi está credenciado nos cursos Produção de Frangos e Ovos Caipiras, Avicultura – Frango Caipira para Corte, Fruticultura – Tecnologia de Poda, Implantação do Pomar e Tratos Culturais e Produção de Hortaliças – Básico. Interessados em participar dos cursos devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.