Acusado de feminicídio vai a júri nesta quarta-feira na Comarca de Horizontina

        Será realizado nesta quarta-feira (23/10) o júri de Valdir Rusniak, acusado de matar sua companheira em agosto de 2023, no município de Doutor Maurício Cardoso. O julgamento ocorrerá na Câmara de Vereadores de Horizontina, a partir das 9h, e será presidido pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Judicial da Comarca, Danilo José Schneider Júnior.

O réu, que se encontra preso pelo processo, responderá pelo crime de homicídio qualificado, com a utilização de meio insidioso e cruel (asfixia) e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio). Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual, na madrugada de 16/08/2023, na residência comum do casal, anexa a uma cancha de bochas, o acusado matou Márcia Inez Hoesel, com quem convivia.

 Em sua defesa, o réu alegou a inexistência de dolo e a ausência de materialidade do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio, tendo agido em legítima defesa.

Serão ouvidas no júri uma testemunha de acusação e cinco de defesa. Pelo Ministério Público, atuará a Promotora de Justiça Bruna Maria Borgmann, e como Assistente de Acusação, o advogado Reni Onirio Zdruikoski. Já pela defesa, atuará a advogada Maria Odila Marques da Silva.

Texto: Sabrina Barcelos Corrêa – TJ/RS

Imagem meramente ilustrativa

Créditos: Mário Salgado / DICOM

Compartilhe: