Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary: Uma Jornada Transformadora de Ana Köhler

Milhares de jovens de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de ver outras culturas, aprender novos idiomas e expandir os horizontes, em todos os anos. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Para participar é preciso buscar por algum Rotary Club em sua cidade ou cidade próxima, não precisando ser necessariamente associado à Interact. Então passar por Processos de Seleções de Intercâmbio, além de documentação.

No ano de 2022, quando eu soube que haveríamos uma intercambista Dinamarquesa no Rotary Club de Horizontina, a nossa querida Ida, me despertou uma curiosidade enorme de saber mais do Programa, foi assim que o “um ano, em uma vida inteira” se tornou “ um ano que será lembrado para sempre com carinho”. 

Em Dezembro de 2022, havia recebido a notícia de uma vaga para a Alemanha, decidi aceitar e no outro ano, em 2023, embarquei em Agosto, destino ao estado da Baixa Saxônia. Passando por diversas cidades(Seesen e Osterode Am Harz) e uma pequena vila com famílias anfitriãs com costumes distintos. Descrevo todas essas trocas de famílias como um acréscimo sobre meus conhecimentos de cultura, das 3 famílias, cada uma tinha estilos de vida únicos.

Os costumes novos que adquiri lá foram tantos:  como ter em um churrasco uma variedade de linguiças, começar a almoçar depois do Meio-dia e ter o Jantar á partir das 16hrs adiante, o Alemão apesar de ser falado no Sul do Brasil, não se iguala ao que aprendi na Alemanha. Vivi costumes desde a Oktoberfest, Mercados Natalinos e Carnaval numa perspectiva diferente, aprendi esportes famosos como Handebol, vi a neve pela primeira vez, patinei no gelo, viajei por 7 países Europeus( Bélgica, França, Mônaco, Itália, República Tcheca, Hungria, Áustria), conheci até o Papa Francisco na Cidade do Vaticano e o vi tomando Mate Argentino, além de ter atividades com diversos Rotarys Clubs do Distrito em que fiquei e Rotex( grupo de ex-intercambistas) durante o ano todo. Neste um ano especial, convivi com um grupo de 54 intercambistas vindos do Mundo Inteiro, fazendo amizades que levo com muito carinho.

Quando estava inserida na cultura alemã, a saudade surgia de abraços e momentos com família e amigos, lugares que frequentava e que não havia na Alemanha, além das comidas que só os brasileiros sabem fazer, pois o que os outros inventam na culinária, nós sabemos com toda certeza melhorar.  Algo que muitos ex-intercambistas me falaram é que eu á partir dessa experiência, sentiria que pertenço á mais de um lugar e hoje realmente compartilho desse mesmo sentimento. Uma parte de meu coração sempre fará parte da vida alemã e europeia.

O ano inteiro foi  em apenas uma escola, pude notar diferenças em métodos de ensino, grades curriculares e comportamento das pessoas mediante a este ambiente. Nas duas primeiras famílias, tinha ônibus como transporte e na última, eu precisei caminhar até uma estação de trem para chegar na cidade onde eu tinha minhas aulas.

Pode ter sido apenas 12 meses da minha vida, mas construí opiniões e visões que servirão como um alicerce em minha vida agora em diante. Encarei  os desafios e medos que surgiram, sozinha. Os conselhos e ensinamentos que meus pais sempre me deixaram na vida, claramente foram essenciais para essa jornada. Muitos de nós sempre achamos que somos muito diferentes daqueles de outra nacionalidade, mas esse Programa do Rotary, me fez perceber que em cada olhar adolescente naquele lugar, havia jovens que querem conhecer o Mundo e fazer dele um lugar melhor sendo Embaixadores da Paz e da Boa Vontade, que é como nos definem. A adolescência é uma fase onde buscamos saber quem somos de verdade e também a aproveitar cada segundo e é essa a essência de um Intercâmbio.

Acredito que isso só me confirmou que nós podemos ser maiores do que nossos sonhos. Passei por tantos momentos em que o “Sim” foi transformador, temos que ter a mente aberta sempre, hoje eu posso dizer que gosto de muitas coisas que nunca imaginei que iria, por simplesmente perder o medo de experimentar. Compreendo hoje que o Respeito também vem de se esforçar para se inserir em um ambiente novo e entender que isso, você faz por você.

Se você está buscando participar de um Programa de Intercâmbio, lembre-se que não será fácil, mas tudo começa com a vontade do querer, e aquela vontade que te invade, valerá muito. Estar frente a frente com obstáculos, te trará oportunidade de buscar soluções por conta própria, o que é muito válido para o nosso crescimento pessoal e social. Pessoas muito queridas passarão pelo teu caminho e te deixarão memórias boas e leves, enquanto outras deixarão ensinamentos valiosos. A coragem  é algo que construímos ao decorrer das coisas em que passamos, passar por um Intercâmbio pode fazer com que você veja seu potencial que antes talvez não via. Nós já somos gigantes apenas já tendo iniciativa.

Compartilhe: