Colher contribuições referente a ciência e a tecnologia, que posam integrar a emenda à Lei Orgânica do Município – LOM, que começa a tramitar, depois de longo e minucioso trabalho da Comissão Especial de Revisão da LOM, foi o objetivo da visita de membros da comissão à Faculdade Horizontina- FAHOR.
No encontro, realizado, o presidente da Comissão vereador Rafael Godoy (PDT) e o vereador Ilson Pilz (PSB) conversaram com o diretor Sedelmo Desbessel e o vice-diretor Marcelo Blume, sobre o trabalho da Câmara e da FAHOR, em especial o projeto de emenda que vai atualizar a LOM, em seus aspectos jurídicos e de diretrizes de políticas públicas.
O Presidente da Comissão Vereador Rafael Godoy, destacou a importância da FAHOR para o futuro do município, por ser uma Instituição de Ciência, Tecnologia e de Inovação – ICT sediada no município e que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Horizontina. Godoy afirmou que “a FAHOR é uma joia de nosso município, dado o seu papel fundamental para a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia, temas estratégicos no processo de desenvolvimento atual”.
O diretor Sedelmo agradeceu a iniciativa de ouvir a instituição e ressaltou a importância do papel da Câmara de Vereadores no trato dos grandes temas locais, como “elo entre setores da comunidade e Poder Executivo”. “A FAHOR dispõe de capacidade humana e tecnológica que podem ajudar e contribuir em muitas áreas, especialmente quando se trata de ciência, tecnologia e inovação” disse o diretor.
As contribuições da FAHOR, assim que recebidas na Câmara, serão analisadas pela Comissão Especial e tendem a ser incorporadas ao Projeto que já tramita no Poder Legislativo, via emenda coletiva dos vereadores.
Atualmente, a FAHOR conta com aproximadamente 600 alunos distribuídos nos cursos de graduação em pleno funcionamento: Bacharelado em Engenharia Mecânica (2002), Bacharelado em Engenharia de Produção (2005), Bacharelado em Ciências Econômicas (2005), Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (2014), Bacharelado em Engenharia Química (2016), Bacharelado em Engenharia de Alimentos (2016), Engenharia Ambiental e Sanitária (2017), e Tecnólogo em Gestão Financeira (2017).