Quarta edição da “Noite no MEA” celebra as tradições e a cultura gaúcha

Nesta quinta (05), das 19h às 21h, a Mostra Cultural Carreteiros recebe a comunidade com atividades gratuitas.

Setembro marca o calendário regional com celebrações de valorização das tradições e da cultura gaúcha. E para homenagear esse período especial, o MEA – Memorial da Evolução Agrícola abre as suas portas para a Mostra Cultural Carreteiros em mais uma edição da Noite no MEA.

O evento tem como protagonista o Centro de Tradições Gaúchas Carreteiros de Horizonte. Conhecido por seu compromisso em preservar e promover as tradições gaúchas em Horizontina, o CTG envolverá a comunidade em uma imersão nas práticas e costumes da identidade cultural do Estado. Para isso, conta com uma programação de apresentações artísticas, danças tradicionais, música ao vivo, oficinas, gastronomia típica e atividades lúdicas.

“A Mostra Cultural Carreteiros promete ser uma noite de celebração, aprendizado e apreciação das tradições que moldam a história e a cultura gaúcha, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de comunidade dos participantes”, explica Carla Borba, coordenadora do programa Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.

A Noite no MEA é uma iniciativa que busca ampliar o acesso da população a atividades culturais, educativas e de lazer, por meio de atrações noturnas. Confira a programação completa dessa edição e participe!

Programação

Mostra Cultural Carreteiros

Data: 05 de setembro

Horário: 19h às 21h

Local: Memorial da Evolução Agrícola. Rua Duque de Caxias, 335. Centro, Horizontina/RS.

Atividades gratuitas. Classificação livre.

ESPAÇO EXPOSITIVO MEA

19h  Invernada Chupetinha e Invernada Dente de Leite

Coordenação: Letícia Bender, Bruna Christmann e Mariane Herdina – Instrutores: Júlio Zamin e Lara Steffenello

Invernada Pré-Mirim

Coordenação: Alessandro Canssi e Beatriz Canssi- Instrutor: Jeferson Fontoura

Invernada Mirim

Coordenação: Karin Wiprich

Instrutor: Jeferson Fontoura

19h30min

Invernada Xiru

Coordenação: Hélio Wagner

Instrutor: Jeferson Fontoura

Grupo de Chula

Coordenação: Lisiane Pilz

Instrutor: Estefano Londero

ATELIÊ EDUCATIVO MEA

19h30min

Oficinas e atividades lúdicas, como Peteca, 5 Marias, bonecas Baomy e Amarelinha

Coordenação cultural: Vânia Janete Vitencourt

COZINHA EXPERIMENTAL MEA

20h-Oficina de Charque, com César Zamin

Degustação de carreteiro de charque, com Eurico Moraes

Atração musical “De Pai pra Filho”, com Jorge e Jomar

CTG Carreteiros de Horizonte

A história do CTG Carreteiros de Horizonte começou em 20 de setembro de 1964 quando um grupo de pessoas realizou uma cavalgada pelo centro do município de Horizontina em homenagem ao Dia do Gaúcho. A partir desse dia, o grupo resolveu fundar um Centro de Tradições com a finalidade de zelar pelas tradições do Rio Grande do Sul, sua história, costumes e cultura, buscando divulgar e transmitir às gerações atuais e futuras os hábitos dos seus antepassados. A fundação oficial do CTG aconteceu em 19 de junho de 1965.

Sobre o MEA

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer localizado em Horizontina. De forma tecnológica e imersiva, o Memorial conta a história da agricultura no País através de uma perspectiva humanizada, com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural brasileira.

Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, café, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai e Centro de Inovação John Deere Brasil, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação.

Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, conta com a John Deere Brasil e a SLC Agrícola entre seus patrocinadores máster e outros grandes apoiadores e doadores. O apoio é da FAHOR – Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico é assinado pela Straub Design.

Compartilhe: