Resultados do IDEB colocam escolas de Horizontina acima da média nacional e estadual

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram se semana passada (14/08) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados do fluxo escolar (taxa de aprovação) e as médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática realizadas a cada dois anos.

O município de Horizontina registrou no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) o resultado 7,3, enquanto o Brasil 6,0 e o Estado do Rio Grande do Sul 5,8. Nos Anos Finais (6º ao 9º Ano), o índice do município ficou em 5,6, entre 5,0 do Brasil e 4,7 do Estado.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10 e a partir dos resultados, é possível traçar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino.

Compartilhe: