Promovido pela Prefeitura de Horizontina, através do Departamento de Políticas da Mulher, e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e apoiado pelas cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, e também por emendas parlamentares municipais, o Programa Novos Horizontes, integrado por mulheres rurais e urbanas realizou nesta semana uma atividade de turismo, gastronomia, arte e cultura, visitando a Chácara Ludwig, experiência de Turismo Rural e Cultural, no Município de Campina das Missões.
Durante uma visita guiada pela exposição das esculturas e estátuas existentes no local, foi explicado pelo diretor João Ludwig, as 105 mulheres que integram o programa, a história de cada réplica. Ocorreu almoço, no local, onde a gastronomia também é um dos destaques, pois valoriza a produção e costumes da culinária local e espaço de recreação. Todos os pontos da propriedade foram apresentados, inclusive a área que pode ser locada por visitantes, com muito ar puro, verde e a paz e hospitalidade do campo.
A vice-prefeita Zuleica Wehner e a primeira dama do município Aline Zolim, acompanharam a delegação das mulheres horizontinenses, que foram em dois ônibus e uma Van até o município sede deste espaço.
Com a proposta central de sensibilizar e mobilizar mulheres do meio rural e dos bairros para que atuem como protagonistas nas comunidades em que vivem, o Programa Novos Horizontes contempla encontros periódicos, com a abordagem de temas como planejamento de vida, autoestima, envelhecimento ativo, cuidados e promoção da saúde, inovação tecnológica, empoderamento, participação ativa em espaços sociais e valorização da mulher, e a atividade desta semana esteve conectada a esta temática, destacaram Leila Cristina Fagundes – Diretora Municipal de Políticas da Mulher e Ivete Grasiela Rossi Hupfer – Assistente Técnica da EMATER/RS-Ascar, responsáveis pela coordenação do projeto.