Corrida do Fogo Simbólico da Liga da Defesa Nacional passa por Horizontina

        A centelha do fogo simbólico foi repassada ao Município de Horizontina na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, em solenidade junto a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS.

        A Liga da Defesa Nacional realiza (octogésima sétima) 87ª Corrida do Fogo Simbólico neste ano. Presentes em Horizontina, Gilmar Sousa Chagas – Diretor Institucional da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Jean Marques Rosa Coordenador do Eixo Noroeste Chefe Nelson Prestes e Carlos Arcaro, Soldado Militar do Comando Rodoviário da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, os quais integravam a Comitiva Oficial.

        Eles fizeram a entrega ao Prefeito Municipal Jones Cunha, que imediatamente a repassou ao Sargento Vicentini que a colocou no dispositivo do quartel dos bombeiros. Dia 1º de Setembro ela será transferida a Pira da Pátria da Praça 25 de Julho.

A SOLENIDADE

        No ato oficial o CBMRS representado por seu comandante local Delton Luís Vicentini e a Brigada Militar foi representada por Alex Neymar Pereira de Moura, 1° Sargento. Lideranças municipais como o Prefeito Jones Cunha, presidente da Câmara de Vereadores Álvaro Callegaro, Secretária Municipal de Educação Janete Brüning, secretária de Administração Janete Schwingel, de Planejamento Diógenes Gomes, diretor de Segurança Municipal Elton Büning, Diretores e Diretoras das Escolas da Rede Pública e Privada, representantes da Indústria e do Comércio, Conselhos Municipais, Instituições, veículos de comunicação e demais autoridades.

A centelha chegou embarcada na cidade via ERS 305 – Posto Industrial, aonde corredores da Associação Cultural e Esportiva de Horizontina – ACEHOR já a aguardavam. Dali os desportistas conduziram a mesma até o CBMRS, seguidos por carreata de automóveis e viaturas da segurança pública.

Os profissionais da música Liliane e Evandro Andrejeski interpretaram o Hino Nacional Brasileiro e a Oficina das Escolas Municipais de Violão e Canto se apresentou aos presentes com Querência Amada, Trenzinho Caipira e Nova Iorque.

FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA 2024.

A Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, anualmente escolhe dois temas para evidenciar ou homenagear, um de cunho nacional, outro regional, quer seja um símbolo, uma instituição, um fato da História do Brasil, um brasileiro ilustre, uma ação, ou projeto. A homenagem ou evidência consiste em demonstrar a importância do tema escolhido para a Nação Brasileira.

Neste ano, o tema a nível Nacional faz referência ao CENTENÁRIO DA UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL que tema mais de 90 mil associados, é hoje a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

A nível regional, 40 ANOS DO BATALHÃO SUEZ E SUA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA E MAIS LONGA MISSÃO DE PAZ DA ONU.

E o tema a Nível Municipal: JORNADA PELA SUSTENTABILIDADE: APRENDER, TRANSFORMAR E PRESERVAR.

As centelhas do fogo simbólico ardem em todos os recantos do Brasil iluminando o sentimento de amor que temos por esta terra, Brasil. A centelha que chega a região, está percorrendo os municípios gaúchos, reacendendo nosso desejo de homenagear nossa Pátria, através de  atitudes e ações, demonstrando nosso civismo.

A Liga da Defesa Nacional é uma entidade cívico cultural fundada em 7 de setembro de 1916 por Olavo Bilac. A Corrida do Fogo Simbólico foi instituída em 1937 pelos gaúchos e desenvolve-se por eixos, envolvendo em torno de 300 municípios.

Oficina de Música e Canto das Escolas Municipais
Prefeito recebeu a centelha….
e repassou ao comandante dos Bombeiros
Comunidade prestigiou a solenidade que exaltou o amor a pátria Brasil

Compartilhe: