Escola Carlos Gomes alinhada às práticas do campo faz atividade sobre produção do melado aos alunos

A Escola em Tempo Integral, situada no espaço rural, com currículo fundamentado em princípios da Educação Integral, busca experiências e vivências alinhadas às práticas sociais e à realidade em que está inserida valorizando a comunidade local, o meio ambiente, a vida e a produção com sustentabilidade e equidade socioambiental.

Nesse sentido, no dia 12 de agosto foi realizada uma atividade especial de produção de melado na escola. Durante essa atividade os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de fabricação do melado, desde a colheita da cana-de-açúcar até a finalização do produto.

 Acredita a direção e professores que essa é uma experiência enriquecedora que permitiu aos alunos vivenciarem na prática a importância da agricultura familiar e dos produtos naturais em nossa alimentação.

Todas as turmas acompanharam o processo passo-a-passo:

-Preparação da cana-de-açúcar;

-Extração do caldo com a moenda;

-Filtragem: coar o caldo da cana utilizado peneira de pano;

-Cozimento: no tacho, bastante fogo com lenha;

-Provar o caldo de cana, a garapa.

Os alunos ficaram encantados ao verem o caldo sendo cozido e transformado em melado. Além disso, eles puderam experimentar o produto final, apreciando o sabor autêntico e natural do melado. Cada estudante recebeu uma amostra de melado para degustar com sua família.

Agradecemos a ajuda dos integrantes da ACPM e Conselho escolar: Edson Soares, presidente, Sidinei Lipke, vice-tesoureiro, Giane Soares vice-presidente do Conselho Escolar.

Alunos assistindo a aula prática de produção do alimento
Melado, alimento saudável produzido no espaço escolar

Compartilhe: