Coletivo Poetas Vivos é atração na Feira do Livro de Horizontina

O Coletivo Poetas Vivos, conhecido por promover projetos culturais e sociais por meio da literatura, da educação e da música em Porto Alegre, é uma das atrações da Feira do Livro de Horizontina, entre os dias 12 e 16 de agosto.

O grupo é a atração do Espaço Experiência MEA, que oferecerá oficinas de fanzine (livretos produzidos a baixo custo) e atividades focadas na produção da escrita e do desenho. O Espaço será um ambiente propício para a criação autoral e terá oficinas e performance de poesia, além de conversas sobre arte, identidade cultural e educação antirracista.

“O Poetas Vivos acredita muito na importância das trocas, assim como queremos ver nossos artistas nos grandes centros, também achamos fundamental criar espaços de protagonismo para a juventude preta e periférica dentro das suas comunidades. Já tivemos a oportunidade de estar em alguns municípios do Estado e estamos ansiosos por poder conhecer Horizontina e levar um pouco da nossa vivência  da capital para a região Noroeste”, destaca Mariana Marmontel, integrante do coletivo.

A oficina

Os fanzines são uma forma independente de geração de renda, fomento à educação e a oportunidade de trazer à tona diferentes narrativas e perspectivas de vida. Por meio dele, os participantes terão a oportunidade de escrever, desenhar e compartilhar ideias.

A oficina tem como propósito potencializar a individualidade de cada jovem, representando as diversas possibilidades da imaginação em conjunto com a arte, registrando cada história em uma publicação de livro, seja no formato de texto, desenho, pintura ou colagem.

“Acreditamos que a potência da arte e a vivência dos integrantes do coletivo despertam pontos de identificação nos educandos, criando uma possibilidade para que estes jovens também mostrem talentos artísticos. Nesta oficina de fanzine, as expectativas são de que os alunos se inspirem a criar suas próprias publicações, entendendo que leituras criativas feitas de forma independente são obras artísticas potentes”, comenta Felipe Deds, do Poetas Vivos.

Sobre o Coletivo Poetas Vivos

Poetas Vivos é uma iniciativa cultural criada em Porto Alegre, em 2018, por jovens negros para valorizar e potencializar a arte preta e periférica  em território nacional. Possui frentes de atuação nos estados do Rio Grande do Sul e no Acre. O grupo atua diretamente em escolas públicas, colégios, universidades, centros de cultura, espaços públicos e privados, realizando eventos, oficinas de produção de fanzines e rimas, performances poéticas, rodas de conversas, SLAM (batalha de poesia) e shows musicais.

Na bagagem, têm o livro “Vozes da Revolução” (2019) publicado pela editora Bestiário, e o “NÓS – Versos de liberdade e melanina” (2021) pela editora Escola de Poesia Amefricana, além de uma série de fanzines e livretos publicados de forma independente.

Serviço:

Oficina de Fanzine no Espaço Experiência MEA com Coletivo Poetas Vivos

Data: de 12 a 16 de agosto.

Horário: 9h às 11h e das 13h30 às 16h.

Local: Rua Coberta. Horizontina (RS).

Atividade gratuita e de classificação livre.

Compartilhe: