Importante reunião/assembleia para encaminhar a fundação de uma Associação de Artesãos, está marcada para esta quinta-feira, dia 15 de agosto em Horizontina, informam as integrantes do grupo Ilária Beatriz Reis e Juliane Wiskow. Elas participaram do Jornal da Manhã na Rádio Olinda FM, quando destacaram os objetivos da referida associação. A entrevista pode ser conferida em https://fb.watch/tX2AdevAmv/
O local será a sala de reuniões da Biblioteca Pública Municipal, com primeira convocação ás 18h30min e segunda convocação ás 19h, onde será deliberada a fundação da associação e a formação da diretoria.
Estão convidados todas as artesãs e os artesãos, legalizados com a carteirinha ou não, para participar.
A formação da entidade que agregue os artesãos do município conta com apoio da FGTAS/Sine e a entidade uma vez legalizada, poderá oferecer muitos benefícios aos associados, entre eles a formação e qualificação através de oficinas do Programa Artesanato Gaúcho, participação em feiras ampliando a oportunidade de renda.
Entre os objetivos ainda, e que será discutido com os integrantes, está a criação de uma espécie de brique na praça ou mesmo espaço permanente e cooperado de comercialização dos produtos, futuramente.
Atualmente, segundo as artesãs, o grupo que tem entre 12 a 15 pessoas, trabalha de forma solidária em eventos que ocorrem junto as feiras da agricultura familiar na Praça ou quando convidados, em outros eventos como feiras e semana do município.
As vendas do que cada um produz hoje ocorre através das redes sociais de cada um, e havendo um espaço de exposição, poderiam ser potencializadas, especialmente diante do crescimento do Turismo Local e Regional.
SERVIÇO:
O quê? Assembleia de Fundação da Associação de Artesãos de Horizontina;
Quando? Quinta-feira, dia 15 de agosto, ás 18h30min;
Onde? Sala de reuniões da Biblioteca Pública Municipal;
Quem pode participar? Todas as pessoas, mulheres e homens que desenvolvem trabalhos manuais e produzam qualquer tipo de artesanato, independente de estar legalizado com carteirinha e MEI ou não.