Sicoob Creditapiranga faz alerta sobre os cuidados para evitar golpes

(foto – Simplício Meurer Presidente do Sicoob – Creditapiranga)

Seja através do noticiário ou conversando com familiares e amigos, um assunto tem sido recorrente: as tentativas de golpes.

Os casos não param de crescer e a forma de atuação dos criminosos conta com diferentes dinâmicas, fazendo vítimas em todo o país.

De olho nesse cenário, o Sicoob Creditapiranga alerta os cooperados sobre a importância dos cuidados para evitar prejuízos financeiros.

Segundo a área de fraudes da cooperativa, um dos golpes mais comuns acontece por meio da ‘engenharia social’, que é quando um criminoso usa influência ou persuasão para manipular a vítima a realizar transferências ou informar dados pessoais. A abordagem geralmente envolve uma “falsa Central de Atendimento” e a vítima acaba acreditando ser um contato de funcionário do Sicoob.

E o Pix não é o único meio de pagamento utilizado para transferir os recursos. Uma vez enganada, a vítima realiza pagamentos e transferências das mais variadas formas, com comandos orientados pelos criminosos.

De acordo com o presidente do Sicoob Creditapiranga, Simplício Meurer, a cooperativa zela pela segurança dos dados e dos recursos financeiros dos seus cooperados, sendo fundamental que em paralelo, a população esteja atenta e informada acerca dos golpes.

Ele destaca que “cada cooperado deve ser o ator principal ao lidar com o aplicativo do Sicoob. Não se deve realizar nenhuma operação sob orientação de outra pessoa. Se tiver dúvida, desconfie e procure sua agência de relacionamento.”

⚠️ Lembre-se que o Sicoob:

📵 Não liga para você solicitando dados sensíveis e informações pessoais;

⛔ Não solicita troca de senhas e atualização com instalação de segurança;

❌ Não pede transferência, PIX ou qualquer tipo de pagamento.

Fique atento! Cibercriminosos usam técnicas para falsificar o número de telefone de uma ligação, fazendo parecer que uma agência conhecida do Sicoob está te ligando. Não caia nessa!

Em caso de suspeita, desligue e entre em contato com a gente ou procure os contatos disponíveis nos canais oficiais (SAC: 0800 724 4420).

Compartilhe: