Sob a coordenação de entidades ligadas ao setor rural e apoiadas pelo Município de Horizontina, foi realizada neste sábado, dia 27 de julho, ainda que sob clima chuvoso, porém com grande sucesso, a 3ª edição da Mostra da Agricultura Familiar.
O evento realizado junto a Rua Coberta, teve como coordenador o dirigente sindical Élsio Mohr que destacou o empenho de todos os co-promotores – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS Ascar, Associação Sete Voltas, Cooperagro, Prefeitura Municipal e MEA – Memorial da Evolução Agrícola; patrocinadores como bancos e cooperativas de crédito e demãos empreendimentos, bem como a compreensão das famílias rurais da importância de mostrar os processos de transformação de produtos e trazer ao espaço o que produzem transformando em renda na propriedade.
O foco desta edição foi a sucessão familiar, com a presença da Casa Familiar Rural de Campinas das Missões – projeto apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeituras e cooperativas de crédito e de produção. Os jovens, entre eles de Horizontina e Doutor Mauricio Cardoso que são alunos e buscam formação como agricultoras e agricultores estiveram no evento.
Além da comercialização de produtos das agroindústrias familiares e de artesanato, o evento teve shows musicais do jovem agricultor Leonardo Cristhmann, uma representatividade das etnias Italiana, Alemã e Polonesa falou sobre a história dos imigrantes, show com o sertanejo Guilherme Henrique e Show de encerramento do cantor e radialista Peão.
Na solenidade de abertura falaram além do coordenador, a Presidente do STR Horizontina/Doutor Mauricio Cardoso Jucéli Benatti Grizza, a representante da Emater Regional Vania Polancinski e o Prefeito Municipal Jones Cunha.