Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores é inaugurada em Três de Maio

Evento contou com a presença de diversas autoridades e da Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo

Integrando a programação dos 67 anos do município, na manhã desta quinta-feira, 26, ocorreu a solenidade de inauguração oficial da Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores. O evento contou com a presença de diversas autoridades, além da imprensa e da comunidade escolar.

Os Hinos do Brasil, de Três de Maio e do Rio Grande do Sul, foram entoados pelos presentes ao som da Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo.

A solenidade também contou com apresentações artísticas dos estudantes do educandário e com a entrega de bottons para os Alunos Destaques de cada turma. Após o descerramento da Placa de Inauguração, que será fixada na frente da Escola, iniciaram os pronunciamentos das autoridades.

Em uso da palavra, a diretora do educandário, Gessiane Maidana Zambon, agradeceu ao tenente-coronel Zucco, que é o proponente do Projeto de Lei que institui o Modelo de Escola Cívico-Militar no Rio Grande do Sul; ao Executivo, por trazer esta oportunidade para a Escola; aos pais, que concordaram com a iniciativa; aos professores, que aceitaram o desafio de implantar o modelo cívico-militar em Três de Maio, e aos alunos, que estão se dedicando aos seus deveres com disciplina, patriotismo, responsabilidade, respeito e união.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler, agradeceu toda a sua equipe pelo empenho em transformar o sonho de implantação de uma Escola Municipal Cívico-Militar, em realidade. “Ordem e disciplina são os pilares de sucesso para uma educação de qualidade. E isso, é o que já estamos vendo aqui”, enfatiza.

O tenente-coronel Luciano Zucco, parabenizou Três de Maio pela implantação da Escola, que vai auxiliar na valorização dos professores e na melhoria do ambiente escolar, através de um processo de ensino-aprendizagem que prima pela busca da disciplina, patriotismo e respeito ao professor.

O vice-prefeito, Josias Correa, destacou que nasceu perto da Escola, no bairro Promorar, que teve uma vida difícil e não teve muitas oportunidades de estudo quando jovem, diferentemente das oportunidades que os alunos da Caminhos Inovadores estão tendo, com uma educação de qualidade. “Hoje, com o que eu vi aqui, eu tenho a certeza que no futuro, vocês poderão estar ocupando os cargos que eu e o Corso ocupamos, como prefeito e vice-prefeito”, salientou.

Emocionado, o prefeito municipal, Marcos Corso, salientou que já teve preconceito com o educandário no seu tempo de colégio, por isso, mudar esta concepção, no dia de hoje, como chefe do Executivo, é muito gratificante. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Tenho orgulho de estar aqui hoje como prefeito e tenho a certeza que vocês vão fazer a diferença no nosso município. Talvez eu e o Josias não estejamos aqui para ver, mas nós estivemos presentes no primeiro passo dessa evolução”, enfatizou.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação entregou um mimo ao ao comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Celito Eduardo Albuquerque, ao soldado Michael Zdruikoski e ao Sargento Batista, que se fazem presentes diariamente na Escola ajudando no treinamento dos estudantes.

Na EMCM Caminhos Inovadores, os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais são atendidos em turno integral. Os alunos dos anos finais são atendidos com trilhas no contraturno, que são: Apoio Pedagógico de Português e Matemática, Cooperativa Escolar, Esporte e Iniciação de Atletas; Corpo, Ritmo e Expressão; Produção Sustentável; Pesquisa e Tecnologia e Trabalhos Manuais.

No educandário também é realizado o programa de Cooperativa Escolar, em parceria com o Sicredi, e o programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEEP), em parceria com o SEBRAE. Esse ano também teve início o Clube de Mães da Escola.

Compartilhe: