Horizontinense Leônidas Augusto da Silva é o 1º Peão da 13ª RT

        Nos dias 22, 28 e 29 de junho, a cidade de Santa Maria foi sede das fases regionais da 54ª Ciranda Cultural de Prendas e 36º Entrevero de Peões, com provas campeiras no DTG Noel Guarany e provas escritas no DT Querência das Dores. O anúncio dos vencedores aconteceu na madrugada do dia 30, durante um fandango que consagrou os membros da gestão regional 2024/2025 com a presença de um horizontinense.

        Leônidas Augusto da Silva, que representou o CTG Carreteiros de Horizonte e 20ª Região Tradicionalista como 2º Piá do RS 2015/2016 e 2º Guri do RS gestão 2021/2022.

        O jovem tradicionalista mudou-se para Santa Maria e passou a participar das atividades culturais no Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul. Depois de ser escolhido como Peão da entidade, Leônidas conquista o título de 1º Peão Farroupilha da 13ª RT e irá participar representando a entidade na fase estadual que acontecerá em 2025, em Santa Maria.

        Segundo Leônidas, “não importa a querência, a essência continua. Sigo escrevendo a história da minha gente, que quem é da minha iguala, topando os desafios na busca do bem coletivo”.

        Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, o papel do Peão é ser referência de conduta, postura e respeito pelas tradições para os demais tradicionalistas, mantendo acesa a chama da tradição.

Compartilhe: