Estudantes e professores da UFFS Cerro Largo, Cooperativa Cooper Roque e Prefeitura cerro-larguense conheceram programa iniciado na década de 90
O sistema de conservação de solos baseado em microbacias hidrográficas adotado no município de Doutor Maurício Cardoso desde a década de 90, num trabalho conjunto entre Extensão Rural, poder público municipal e agricultores, atraiu professores e estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, técnicos da Cooperoque de Salvador das Missões e da Secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Cerro Largo. Em visita a campo, o grupo foi recepcionado por técnicos da Prefeitura e por extensionistas da Emater/RS-Ascar, que segue com o trabalho de manejo de conservação do solo em todo o Estado, através de parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
O tema se torna ainda mais importante diante das intensas chuvas observadas nos últimos meses no Rio Grande do Sul, com impactos produtivos, econômicos, ambientais e sociais. Conter a erosão, descompactar o solo, infiltrar e/ou manejar a água se tornam grandes desafios neste contexto.
Em sistemas conservacionistas adotados em Doutor Maurício Cardoso, existem áreas com terraceamento, que contribuem com a contensão da erosão hídrica, uma das principais preocupações na degradação das lavouras. O terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive da área, com o propósito de disciplinar o escoamento das águas da chuva. Esse canal tem a finalidade de reter e infiltrar ou diminuir a velocidade do escoamento da água da chuva para áreas adjacentes, a depender do formato do terraço.
O supervisor do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Rubens Tesche, explica que para que a função do terraceamento seja cumprida, este deve estar inserido em um sistema de práticas conservacionistas, que leva em conta também a cobertura do solo, rotação de culturas com raízes mais profundas, cultivo em nível ou contorno, entre outros.
Neste sentido, os estudantes, acompanhados pelo professor do curso de Agronomia Douglas Kaiser e técnicos também participaram de aula prática de demarcação de curvas em nível, na localidade de Esquina Mandurim, e acompanharam a construção de terraço, na propriedade de Ari Smaniotto. Durante a visita também foi abordado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Diego Tiarles Monteiro vantagens os cuidados na secagem e armazenagem de grãos na propriedade, com visita à propriedade de Leonísio Roberti.